Colunistas

Dr. Rodrigo Moreira / Compulsão alimentar e aspectos comportamentais

A Compulsão alimentar é uma doença mental em que a pessoa sente a necessidade de comer, mesmo quando não está com fome, também não deixam de se alimentar apesar de já estar satisfeita. Pessoas com compulsão alimentar comem grandes quantidades de alimentos em pouco tempo. Pode também ser desencadeada por fatores comportamentais, muitas vezes a pessoa que está comendo em excesso está “movida” por algum tipo de emoção. É comum em momentos de tristeza, frustração, ansiedade ou grande alegria a pessoa transferir essas emoções para os alimentos e assim se alimentarem com excessos e sem equilíbrio, notamos que não se alimentam por fome física, mas sim por fome emocional.

A pergunta “Que tipo de emoção está me fazendo comer?” pode ajudar a interromper a compulsão e também é importante perceber se algum tipo de problema pode estar desencadeando a compulsão. Se for um problema, por exemplo, no relacionamento amoroso, dar a solução correta ao problema também ajuda evitar a compulsão. Sabemos que uma panela de brigadeiro não é a solução correta para o problema, comer em excesso gera frustração, arrependimento e ganho de peso.

Estudo realizado em 2017 avaliou pacientes com transtornos alimentares e viram que estes superestimam o seu tamanho corporal, se vendo em tamanhos irreais. O mais interessante foi quando avaliaram a relação do grau de percepção de dores pelo corpo e a distorção de imagem. Os autores concluíram que a percepção da dor está significativamente associada à distorção a sua composição corporal, quanto maior a distorção, maior era a sensação ou percepção de dor corporal comparado ao grupo controle. Assim, a insatisfação corporal reflete em emoções negativas que influenciam no sistema de processamento de dor, demonstrando relações psicossomáticas.

Diante de qualquer sinal é fundamental procurar profissionais especialistas interdisciplinares para receber as corretas orientações.

Foto: Sec. Saúde go Gov. Rio de Janeiro


Dr. Rodrigo Moreira

Com experiência de 6 anos de atendimento, o nutricionista Rodrigo Moreira, criador da marca e da Metodologia NutraSports, desenvolve através de uma consulta didática e esclarecedora, planejamentos alimentares individualizado.

www.nutrasports.com.br



Topo