Edu Chaves: bairro inspirado em praça francesa completa 94 anos

0
1014

Estruturado na Praça Comandante Eduardo de Oliveira e pelas avenidas Edu Chaves, Sanatório e um trecho da Roland Garros, o bairro teve sua malha viária inspirada no traçado circular da Praça Charles de Gaulle, local que abriga o famoso Arco do Triunfo na capital francesa Paris: a partir de uma praça redonda, alamedas em círculos espalhadas por quarteirões.

Atualmente, o bairro abriga uma nova classe média, com maior poder de compra e acesso a bens e serviços, o que influenciou diretamente no crescimento local. Isso porque, ao longo dos anos, o comércio regional foi se adequando às exigências dos moradores. Uma das maiores conquistas da população foi a canalização do Rio Cabuçu de Cima, o que acabou definitivamente com as enchentes que tanto atingiam a região.

Militares dão origem à história

O Parque Edu Chaves foi fundado oficialmente em 3 de dezembro de 1924, embora os loteamentos para sua criação tenham ocorrido um pouco antes, em junho daquele mesmo ano. Seu crescimento se deu, efetivamente, a partir de 1953, quando cerca de 300 casas foram construídas e vendidas aos sargentos da então Força Pública do Estado de São Paulo. Historicamente, o Bairro era formado por famílias de militares e ex-militares, motivo pelo qual a maior parte de suas ruas tem o nome de muitos capitães, majores e tenentes.

Homenagem ao aviador

A região recebeu este nome em homenagem ao aviador Eduardo Pacheco Chaves (Edu Chaves), o primeiro brasileiro a tirar brevê de piloto, em julho de 1911. Aventureiro e rico, foi amigo de Alberto Santos Dumont. Foi Edu Chaves quem fundou a Escola de Pilotagem da Força Pública de São Paulo, vindo a falecer em 21 de junho de 1975, aos 88 anos de idade.

Sociedade Amigos do Parque Edu Chaves

A Sapec é uma entidade histórica da zona norte. Fundada em 11 de agosto de 1956, a sociedade de amigos moradores do bairro surgiu para preencher o espaço deixado por uma comissão de melhorias ao Parque Edu Chaves, naquela década.

Com o objetivo de solucionar os problemas do bairro, a Sapec atua nas relações entre os moradores e o bairro, incluindo habitantes, comerciantes, profissionais e outros que agregam coisas positivas à região, de modo a melhorá-la e aperfeiçoá-la de modo constante. A sede está localizada na Rua José Newbery, 448.