Saúde

Emagrecer rápido e com saúde até o verão. É possível?

O verão começa no dia 22 de dezembro e cresce o número de pessoas que saem em busca de soluções e métodos milagrosos para conquistar o corpo perfeito, muitas vezes deixando até a própria saúde de lado.

Mas, ser saudável é o mais importante, já que o grande desafio para alcançar o objetivo desejado é mudar completamente a rotina. Algo que o cérebro, particularmente, demora para processar. Pesquisas mostram que o tempo mínimo para se adaptar a um novo hábito é de, no mínimo, três meses. Para firmar com segurança os resultados, seriam necessários entre oito meses a um ano.

De acordo com o fisiologista do esporte do HCor – Hospital do Coração, Diego Leite de Barros, em todos os processos de adaptação do organismo o tempo é fator essencial para que as mudanças sejam sólidas e tragam os benefícios esperados.

Diego explica que a trajetória deve ser crescente e com paciência. Desta forma, os resultados são bem melhores e mais eficazes. “As primeiras semanas são, sempre, as mais difíceis. Apenas metade das pessoas consegue cumprir suas resoluções até o terceiro mês”, diz.

Abaixo, confira algumas dicas para alcançar seus objetivos, sem prejudicar a saúde:

Lista de prioridades: segundo o fisiologista, a partir delas, é possível identificar as barreiras que poderão surgir no dia a dia que poderão impedir de alcançar os objetivos;

Trace metas: saber onde quer chegar aumenta as chances de sucesso;

Alimentação adequada: se exercitar sem comer ou não se alimentar direito são os principais fatores que atrapalham na hora de ver os resultados. A ingestão adequada de calorias é fundamental para reparar e dar combustível aos músculos;

Tudo ao seu tempo: vá com calma nas séries, pesos e ritmos, e dê tempo para o copo se ajustar. De acordo com o fisiologista do HCor, criar músculos e perder peso são processos que levam tempo. “O importante é manter o foco. A forma mais simples de acompanhar os resultados é tirar fotos de antes e depois, mensalmente. Esse pode virar o maior estímulo”, orienta.

Crie recompensas: tente mensurar cada pequena conquista e ofereça a si mesmo pequenos presentes saudáveis, que faça bem física, mental e financeiramente. “O ser humano é movido por recompensas. Este é um aspecto importante no processo de mudança”, comenta Diego.

Olha a água: beber muita água também é uma dica obrigatória para quem busca a perda de peso; segundo especialistas é recomendado o consumo de aproximadamente dois litros por dia, mas nunca durante as refeições.



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