Encontro reúne profissionais da saúde na CRS Norte

0

::: Ana Cláudia Sacomani

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou na segunda-feira (9/2) uma série de encontros a serem realizados nas Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) da Cidade. O objetivo é promover o intercâmbio entre os gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBS), conselheiros municipais e supervisores de Saúde e Diretrizes para Reorganização da Atenção Básica de Saúde (SUS) do Município para melhor funcionamento do setor.

A primeira reunião ocorreu na CRS Norte na sede das Casas André Luiz, em Santana. Participaram o Secretário Municipal de Saúde, José de Filippi Jr., o Coordenador da CRS Norte, Alberto Alves Oliveira, e a Coordenadora da Atenção Básica, Rejane Calixto Gonçalves, que ouviram as sugestões e dúvidas dos profissionais em relação aos documentos norteadores e as rotinas de trabalho.

Para Filippi esse tipo de reunião de trabalho contribui para o bom andamento dos atendimentos realizados. “Estamos desenvolvendo a continuidade do nosso trabalho desde o primeiro dia da gestão do Prefeito Fernando Haddad. Mas, agora, com mais sistematização, foco e avanço que a gente pode compartilhar, mas ao mesmo tempo com novos desafios a vencer”, disse o Secretário.

A reunião reuniu mais de cem gerentes de UBS e das Assistências Médicas Ambulatoriais (AMA). O Secretário acredita que o grande desafio a ser superado ao longo de 2015 é conseguir, por meio de reuniões como essa, ajustar e aperfeiçoar críticas de Atenção, de assistência, de padronização da SMS, tendo como meta o melhor atendimento e acolhimento da população.

De acordo com o Coordenador da CRS Norte, essa reunião consegue fazer com que a Cidade toda caminhe de acordo com as diretrizes da Secretaria. “Nós já vínhamos trabalhando em função integralidade, mas não tinha alguma coisa que normatizasse e trouxesse segurança para o gestor. Em relação aos usuários, eles ganham no sentido de que a gente começa a organizar o fluxo para que se consiga fazer com que a UBS, mesmo sem a reforma para a UBS Integral, já trabalhe a integralidade, desde o acolhimento até o atendimento e os seus encaminhamentos”, comentou Oliveira.