Entre trouxas e bruxos, um giro pela Londres de Harry Potter

0
2527

Há exatos dez anos, em 21 de julho de 2007, chegava às livrarias o último livro da saga Harry Potter, que arrebatou fãs ao redor do planeta com produções cinematográficas, cenários e produtos que renderam – e ainda rendem, com os filmes relacionados ao universo “HP”, como Animais Fantásticos e Onde Habitam – bilhões de dólares.

Frame de um dos filmes de Harry Potter, quando a mágica acontece

Mais de 20 anos desde a imaginação da autora J. K. Rowling fervilhar com uma trama que lhe renderia o posto de melhor escritora britânica viva (2006) e uma fortuna estimada em 650 milhões de libras (R$ 2,79 bi), as aventuras do aprendiz de bruxo Harry Potter e seus amigos na Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts persistem para, pelo menos, duas gerações com uma das mais extraordinárias histórias já contadas.

E muitas cenas foram gravadas em Londres. Então, se você é fã de Harry Potter e vai à capital inglesa, não deixe de incluir no seu roteiro alguns dos pontos turísticos onde se passou parte da história, nesse mundo que se dividia entre bruxos e trouxas (os não bruxos). Listamos aqui alguns deles:

King’s Cross Station: uma das principais cenas de Harry Potter acontece nessa estação. Ali, o aspirante a bruxo toma o trem para Hogwarts na Plataforma 9 3/4, e os visitantes podem até tirar fotos entre as plataformas 9 e 10, além de comprar souvenires em uma lojinha da saga. Do outro lado da rua está a St. Pancras Station, estação internacional que é ligação com a capital francesa Paris. Em Harry Potter e a Câmara Secreta há uma cena com o Ford Angila mágico dos Wesleys.

Plataforma 9 3/4, que atrai milhares de turistas

Leadenhall Market: este belíssimo mercado de arquitetura vitoriana foi usado no primeiro filme da saga, Harry Potter e a Pedra Filosofal, como o Beco Diagonal e aparece em diferentes produções. Dá para aproveitar o passeio por suas lojas e restaurantes.

Leadenhall Market

London Zoo: ali, Harry Potter descobre o dom de falar com cobras, cena que aparece em A Pedra Filosofal. Tanto a ala das filmagens quanto o zoológico estão dentro do Regent’s Park.

Millenium Bridge: a famosa ponte londrina aparece sendo destruída num ataque dos Comensais da Morte, numa das primeiras cenas de Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Ainda bem que na vida real ela está erguida e conservada, oferecendo bela vista da St. Paul’s Cathedral e rende fotos incríveis.

Millenium Bridge

Piccadilly Circus: parada obrigatória para turistas, o lugar apareceu em Harry Potter e as Relíquias da Morte. Harry, Ron e Hermione são perseguidos pelos Comensais da Morte e quase são atropelados por um routemaster (nome chique dos ônibus vermelhinhos de dois andares).

Tower Bridge: dificilmente alguém que vá a Londres não passará por ela. Em Harry Potter e a Ordem da Fênix, a Tower Bridge serve como pano de fundo para o bruxinho voar pelo Rio Thames “a bordo” de sua vassoura.

Westminster Tube Station

Westminster Tube Station: essa estação é chave para diversos pontos turísticos, entre os quais: Big Ben, Parlamento e Abadia de Westminster. Várias cenas de Harry Potter e a Ordem da Fênix foram rodadas ali. Inclusive, Harry aparece em uma delas indo para o Ministério da Magia com Arthur Weasley.

Além disso, há agências especializadas em tours só com lugares que remetem a Harry Potter, e a Warner Bros Studio Tour London oferece pacotes para desvendar a saga nas réplicas extraordinárias nas suas instalações.