São Paulo

Escolas estaduais terão mais uma aula e mais disciplinas a partir de 2020

No inicio desta semana, (06/05), o governador João Dória e o Secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares, anunciaram o lançamento do programa Inova Educação. A proposta entrará em vigor já em 2020, nela os estudantes terão mais uma aula no dia, totalizando 15 minutos a mais na escola.

A proposta irá impactar 2 milhões de estudantes matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio na rede estadual de São Paulo. Em nota, o Governo de SP informou que o objetivo do programa é reduzir a evasão escolar, melhorar o clima nas escolas, fortalecer a ação dos professores e criar novos vínculos com os alunos.

As principais mudanças na rotina dos alunos serão:

  • Aumento de 6 para 7 o número de aula;
  • Diminuição de 50 para 45 minutos o tempo de aula;
  • Aumento 15 minutos na escola, passando de 5h para 5h15;
  • A saída do período matutino passa de 12h20 para 12h35; Já o período vespertino sairá às 18h35, atualmente é às 18h20;
  • inclusão de quatro novas aulas.

Currículo escolar

O programa propõe três novas disciplinas e quatro novas aulas, são elas o “projeto vida“, no qual tem o objetivo de trabalhar os alunos na gestão de tempo, organização, planejamento escolares e entre outros.

A segunda é a “tecnologia“, com aulas práticas que abordarão temas como mídias sociais, cidadania digital e robótica.

Por fim a “eletiva“, que dará a oportunidade do aluno escolher duas matérias que irá prestar, como exemplos citados estão: teatro, comunicação, empreendedorismo, economia criativa e educação financeira.

Parceria

Segundo o Governo de SP, já em 2019 o novo modelo pedagógico do Inova Educação será implementado em 24 escolas de período parcial, da rede estadual. O programa conta com o apoio do Instituto Ayrton Senna, que auxiliará com “a experiência no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como garra, responsabilidade e trabalho em equipe e com base em evidências científicas nacionais e internacionais”.



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