Histórias

Especial – Dia dos Namorados

Diferentes de outros eventos comemorativos pelo mundo, o Dia dos Namorados não é celebrado na mesma data por todos os países. O dia possui diferentes origens que envolvem curiosidades, crenças e fatores econômicos.

A celebração mais comum no planeta ocorre no dia 14 de fevereiro. Segundo a história, o imperador Claudius II proibiu o casamento entre jovens, em 270 a.C, com o objetivo de diminuir o número de homens casados para ter mais soldados em seu contingente.

Insatisfeito, o bispo Valentinus desafiou a autoridade e começou a realizar casamentos escondidos, mas foi descoberto e condenado à morte. Na prisão, apaixonou-se por uma moça cega, filha do carcereiro.

Por conta de um milagre, a moça recuperou a visão e então o bispo deixou uma carta a ela, antes de ser decapitado. O bilhete estava escrito “from your Valentine” (do seu Valentinus). Foi desta frase que surgiu a expressão Valentine’s Day (Dia de São Valentim).

Já no Brasil, o Dia dos Namorados surgiu por meio de uma campanha publicitária da rede de lojas Clipper.

O motivo foi devido a queda nas vendas relacionada à ausência de uma data comemorativa no mês.
A ideia de copiar Valentine’s Day para o dia 12 de junho não foi por acaso, pois no dia 13 de junho, é celebrado o dia de Santo Antônio, conhecido como o “santo casamenteiro”. Desde então, apaixonados aproveitam a data para compartilhar um pouco mais do amor que sentem um pelo outro.



Topo