Estilistas brasileiros exaltam o País na campanha #vivadeperto

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::: Bruno Viterbo

Locais paradisíacos figuram como tema em desfiles de moda há tempos. Vários estilistas inspiram-se em belezas naturais para conceber as criações da passarela – sejam elas “usáveis” ou não. Para os estilistas brasileiros, o assunto não é diferente. Criadores nacionais inspiram-se nas paisagens, estilos e na multiculturalidade brasileira.

A São Paulo Fashion Week (SPFW), que terminou há alguns dias, em parceria com o Ministério do Turismo, lançou a campanha #vivadeperto com quatro nomes dos mais importantes estilistas da moda nacional. O projeto é mais um incentivo para o brasileiro conhecer mais o próprio país, principalmente em um momento de grande movimentação: depois da Copa do Mundo de 2014, as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, estão logo aí.

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No maior evento nacional de moda, os estilistas lançaram camisetas com os temas que abordaram em quatro minidocumentários disponíveis no YouTube (www.youtube.com/MinisterioTurismo). Infelizmente, as camisetas foram disponibilizadas apenas para os convidados que prestigiaram a SPFW.

O estilista Ronaldo Fraga, de desfiles inspirados na cultura brasileira, tem como tema a hospitalidade. “Viajar pelo Brasil é como receber um abraço, e esse abraço pode vir por meio da culinária, da história, dos recursos naturais, mas, principalmente, do afeto das pessoas”, disse o criador.

Já Oskar Metsavaht, da Osklen, é conhecido por exaltar o Rio de Janeiro em suas criações. Para a campanha, o tema “alegria” é transmitido com a marca do estilista: uma camiseta simples que carrega a “fala”, a hashtag da campanha. “Ninguém viaja para o Brasil para ficar nos hotéis, restaurantes… Quem vem para cá, vem para experimentar o nosso modo de ser. Com simplicidade, mas com uma alegria tão forte, que é o que chamo de brazilian soul [alma brasileira]”, afirmou Oskar.

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Adriana Bozon, responsável pela criação das peças da Ellus, enfatizou a cultura de paz para a campanha: “A viagem é um momento de paz. Você vê o poder da natureza, o quanto ela é forte. E o Brasil tem muito disso, em lugares excepcionais. A gente tem vários ‘brasis’ dentro do Brasil, e o brasileiro tem isso, do aconchego, em qualquer lugar”.

Por fim, Juliana Jabour foi mais além e usou a atriz Audrey Hepburn, com a personagem do filme Bonequinha de Luxo, para dar vida ao tema “limpeza”. Com uma silhueta da personagem e uma lata de lixo, a estilista quis demonstrar que “viagem é aprendizado”: “O brasileiro é conhecido por receber bem. E o que falta para a gente é fazer com nosso país o que a gente faz com a nossa casa. Então, se em casa a gente não joga lixo no chão, a gente tem que fazer a mesma coisa com o nosso país”.