Zona Norte

Exclusivo: Subprefeito responde polêmicas sobre Santana, Tucuruvi e Mandaqui

Na manhã desta terça-feira (10/09), o subprefeito de Santana/Tucuruvi/Mandaqui, Pedro Nepomuceno, e seu Chefe de Gabinete, Sidney Cruz, estiveram presentes na redação do Jornal SP Norte para responder perguntas e esclarecer polêmicas sobre a região, como o comércio ilegal e a situação dos moradores de rua.

Com um pouco mais de seis meses de gestão, Nepomuceno apresentou alguns resultados relevantes sobre seu trabalho, um deles foi que Santana/Tucuruvi se tornou a região campeã em ações de fiscalizações de bairro. Outro dado revela a evolução no serviço de Tapa Buraco, saltando 32º (última) para 13º Subprefeitura que mais pratica essa ação.

Formado em Economia e Pós Graduado em Controladoria pela Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN), Pedro Nepomuceno foi Chefe da Secretária do Trabalho, onde ficou por anos até ser convidado a assumir a Chefia de Gabinete na Secretaria. Após esse período assumiu o desafio de ser subprefeito de Santana/Tucuruvi/Mandaqui e, mais recentemente, a presidência municipal do partido Solidariedade.

A entrevista completa logo estará no nosso site. Confira os melhores momentos:

Descomplica SP

Atualmente é considerado um dos melhores serviço de atendimento à população da Prefeitura. Segundo dados apresentados pelo Sidney, diariamente cerca de 690 pessoas buscam os serviços públicos municipais no Descomplica SP.

Nepomuceno destaca que a maior quantidade de atendimento está relacionado na recolocação do mercado de trabalho pelo CATe (Centro de Apoio do Trabalho e Empreendedorismo).

156

Atualmente o cidadão tem a opção de fazer sua reclamação pelo 156 por telefone ou aplicativo de celular. Os dois gestores ressaltaram que, somente com essas reclamações registradas, é que a Prefeitura consegue atender de forma mais rápida as demandas da população.

Subprefeitura x Enel

Segundo o Subprefeito, as podas de árvores é o maior desafio da gestão atualmente, isso porque o distrito, junto com Vila Mariana, possui o maior número de árvores em redes elétricas da cidade, o que acaba dificultando o trabalho.

Além do mais, Nepomuceno destacou que atualmente existe um “confronto entre Subprefeitura e Enel”, pois para realizar as podas é preciso que a rede elétrica esteja desligada, o que resulta num conflito entre os órgãos.

Pessoas na Rua

Nepomuceno esclareceu que o papel da Subprefeitura é de fazer a zeladoria nas calçadas e vias públicas. Ele ressaltou que a situação é vista como um problema de saúde pública, sendo assim a responsabilidade de acolher essa população é da Prefeitura com auxílio do Estado.

Comércio ilegal

Nepomuceno e Sidney Cruz explicaram que a crise econômica levou muita gente para a informalidade, o que resultou na multiplicação dos “ambulantes” em Santana e em outros bairros. Por conta disso, a Prefeitura lançou o programa “To Legal” que busca regularizar esse comércio.

No entanto isso gerou um conflito com os comerciantes locais que, segundo Sidney, não querem ter concorrência. Sendo assim, de acordo com os gestores, o papel da Subprefeitura é de fazer a mediação entre os dois lados.

Casas de prostituição

Algo que também sempre é motivo de denuncia dos moradores do bairro são as casas de prostituição. Nepomuceno explica que o papel da Subprefeitura fica restrito a fiscalização administrativa, como exemplo citado por ele é descobrir se o alvará está regular.

Já o chefe de Gabinete explicou que a ilegalidade na prostituição está no trabalho do aliciador (conhecido popularmente como ‘cafetão’), pois explora a sexualidade alheia.

Por fim, o Subprefeito revela que a investigação das ilegalidades é de responsabilidade da Policia Civil. Caso descubram, a Prefeitura fecha o imóvel, como aconteceu recentemente na rua Doutor Zuquim.

Subprefeitura a disposição

Já no fim da entrevista, os dois gestores ressaltaram os importantes equipamentos públicos e culturais da região, destacando a biblioteca Sylvia Orthof, explicou que a Subprefeitura está a serviço da população e que suas ações diárias são compartilhadas em sua página oficial.



Topo