Zona Norte

Posto de gasolina explode na Av. Imirim

Atualização em 17/4, às 13h55: o texto abaixo foi atualizado com novas informações, dos portais G1, Folha, Estadão e R7. Clique nos links ao longo da matéria para conferir as reportagens completas.

Um posto de gasolina, próximo ao cruzamento das avenidas Imirim (altura do 2.220) e Engenheiro Caetano Álvares, explodiu na manhã desta terça-feira (17/4), por volta das 9h. O local ficou destruído, e a explosão ocorreu na área dos serviços de troca de óleo. As causas do acidente ainda não foram divulgadas.

Quatro vítimas tiveram atendimento imediato. Uma das vítimas foi encaminhada com urgência para o Hospital San Paolo, com contusão no joelho. A vítima, de acordo com os Bombeiros, está consciente. Foram deslocadas 16 viaturas para o atendimento, com diversas equipes de vários bairros da Zona Norte.

Os imóveis próximos ao posto sentiram os abalos da explosão, e moradores relataram tremores a, pelo menos, dois quarteirões e avarias em suas residências. A Defesa Civil esclareceu que não há necessidade de interdições nos imóveis próximos, mas 18 locais tiveram danos e outros dois com avarias de maior intensidade.

O posto de gasolina fica ao lado da Escola Estadual Joaquim Leme do Prado, e centenas de alunos foram evacuados do local. O muro da escola e parte de área do pátio da escola foram danificados. Três pessoas, entre alunos e professores, tiveram que ser atendidos por conta do tumulto. Na foto abaixo, o colégio fica atrás do posto:

foto: Reprodução/TV Globo/SP1

De acordo com a SP Trans, a circulação de ônibus está afetada nos dois sentidos da Av. Imirim, com desvio de linhas (veja relação abaixo). A CET informa que a via também está interditada, nos dois sentidos, entre a Av. Direitos Humanos e Eng. Caetano Álvares.

Linhas desviadas:

967A/10 – Imirim – Pinheiros

971R/10 – CPTM Jaraguá – Metrô Santana

9784/10 – Jardim dos Francos – Metrô Barra Funda

971D/10 – Jardim Dasmaceno – Shopping Center Norte

971X/10 – Terminal Cachoeirinha – Metrô Santana

128Y/10 – Jardim Pery Alto – Lapa

1745/10 – Vila Nova Cachoeirinha – Shopping Center Norte

971C/10 – Cohab Brasilândia – Metrô Santana

971T/10 – Vila Santa Maria – Metrô Santana

809/10 – Perus – CCPD Raul Tabajara

9354/10 – Terminal Cachoeirinha – Praça do Correio

Irregularidades

De acordo com informações da repórter Andressa Rogê, para o SP1 (TV Globo), o posto de gasolina não tem licença de operação emitida pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). O documento, que tem validade de cinco anos, está vencido desde o fim do ano passado.

Já a reportagem de Ingrid Navarro (Agência Record), com Plínio Aguiar (portal R7) informa que a assessoria do Iprem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) afirma que o posto passou por uma vistoria de rotina no fim de março, e que teve quatro bombas reprovadas. Ainda de acordo com a matéria, o Posto Ale afirma que a unidade não faz parte de sua rede desde dezembro de 2017. “Ainda segundo a nota, a revenda atualmente é bandeira branca (tipo de posto que não mantém contrato com a distribuidora)”, completa a reportagem.

foto: Corpo de Bombeiros/Twitter

 

A página oficial do Corpo de Bombeiros transmitiu os trabalhos de buscas no Facebook:

Ao vivo

Os Bombeiros do #2GB atenderam ocorrência de explosão em posto de combustível, Av. Imirim, 2200 Casa Verde, 18 viaturas no atendimento e Águia 23, 4 vítimas, sendo 1 SOS pelo CB ao PS São Paolo, 3 vítimas SOS pelo SAMU.Imagens: COM SOC CB – Subtenente PM Dutra#SaímosEm30s #PodeConfiarPMESP #1GB #2GB

Posted by Corpo de Bombeiros da PMESP on Tuesday, April 17, 2018

foto (topo): Reprodução/Facebook Corpo de Bombeiros da PMESP



Topo