Acontece

Exposição conta a história do Rio Tietê

A exposição “Expedição Tietê: registros de usos, ocupação e recuperação” terá sua abertura oficial na quarta-feira (14/3). Realizada pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP), com apoio da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e da Fundação Energia e Saneamento, a exposição tem por objetivo sensibilizar a população sobre a importância da gestão das águas e aprofundar o debate com o público especializado, por meio do seminário que ocorre na data da abertura.

Segundo a diretora do Departamento de Preservação e Difusão do Acervo do APESP, Camila Brandi, o tema escolhido aproveita o momento de atenção internacional ao 8º Fórum Mundial da Água, que acontece em Brasília, de 18 a 24 de março.

A exposição conta com painéis verticais, vitrines e monitores de TV’s onde serão exibidos documentos, fotos, mapas e livros do acervo do Arquivo do Estado que registram as múltiplas formas com que a sociedade utilizou e utiliza os recursos naturais do Rio Tietê: desde as retificações do leito para permitir a ocupação e facilitar a navegação, passando pela mineração, lazer, esportes e preservação; até o abastecimento de água para cidades e geração de energia por barragens e usinas hidrelétricas.

Além da documentação oficial, o Arquivo Público também possui em seu acervo documentos gerados por instituições privadas que são de interesse público e social.

A exposição fica em cartaz no saguão de entrada do Arquivo Público do Estado de São Paulo até o dia 23 de março. A visitação é gratuita e está aberta ao público de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 17h.

O Arquivo Público está localizado na Rua Voluntários da Pátria, 596, ao lado da estação Portuguesa-Tietê do metrô (linha azul).

Programação

Seminário “Expedição Tietê: registros dos usos, ocupação e recuperação”

9h – Credenciamento

9h30 – Abertura do Seminário – Coordenador do Arquivo Público, Fernando Padula e Flávio Ricci Arantes, diretor do Centro de Difusão e Apoio à Pesquisa

10h – Apresentações das palestras

11h30 – Diálogo dos palestrantes com a plateia

12h – Abertura da exposição

 

Exposição “Expedição Tietê: registros dos usos, ocupação e recuperação”

Data: de 14/3 a 23/3

Visitação: Gratuita, de segunda a sexta, das 9h às 17h no Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 596, Santana, São Paulo – SP (ao lado da estação Portuguesa/Tietê do Metrô).



Topo