Turismo

Expresso Turístico Paranapiacaba amplia número de viagens

A partir deste mês o Expresso Turístico disponibilizará viagens extras aos finais de semana para Paranapiacaba. A medida é uma experiência da CPTM em atender a demanda de pessoas que buscam visitar o distrito de Santo André. A novidade iniciou em março com uma viagem no sábado, dia 09. A próxima ser dia 13 de abril.

O Expresso Turístico realiza viagens à Paranapiacaba, Jundiaí e Mogi das Cruzes. No ano passado, enquanto Jundiaí recebia cerca de 4 mil visitantes aos sábados, Paranapiacaba atingiu uma média de 8600 turistas aos domingos. Mogi, com uma viagem mensal, computou 458 viajantes.

Paranapiacaba – Foto: Governo do Estado de SP

Paranapiacaba

Ir para Paranapiacaba é como ir a uma Vila Inglesa sem sair de São Paulo. No final do século XIX a vila foi ocupada pelos britânicos para construir a estrada de ferro Santos-Jundiaí. O estilo Vitorino, com ruas estreitas de paralelepípedos, construções de madeiras e algumas paredes coloridas marcam o ambiente.

Bem visitadas por fotógrafos do país inteiro, o que chama atenção na Vila é sua misteriosa neblina, que chega das montanhas e em poucos minutos toma conta da cidade, dando ares ainda mais inglês à charmosa Paranapiacaba.

Além de todos os atrativos naturais, a Vila oferece passeios no Museu Funicular, onde estão as oficinas, ferramentas e utensílios usados para fabricação e utilização dos trens; o Museu Castelo (ou Mansão), onde morava o engenheiro-chefe da estação; e os Casarões Históricos, como a Casa Fox, duas casas de trabalhadores geminadas restauradas para divulgar as memórias dos moradores locais;

Festival de Inverno

O tradicional Festival de Inverno de Paranapiacaba também se beneficiará com a nova medida. Segundo a CPTM as viagens também aumentarão. No total serão seis viagens a mais: três em junho e três em julho.

Bilhete embarque

Quem for usar o Expresso Turístico é preciso comprar bilhete nas estações Luz e Prefeito Celso Daniel-Santo André. Ele é vendido todos os dias, das 9h às 18h. O preço unitário para qualquer roteiro é de R$ 50 (ida e volta), exceto se o embarque acontecer na estação Prefeito Celso Daniel-Santo André com destino à Paranapiacaba, que sai por R$ 44.

O embarque para qualquer um dos três roteiros ocorre às 8h30 da plataforma 4 da Estação da Luz e o retorno das cidades visitadas, às 16h30. No caso de Paranapiacaba, o trem faz uma pausa para embarque na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André.

Saiba mais no link:https://cptm.sp.gov.br/sua-viagem/ExpressoTuristico/Pages/Vagas-e-Calendario.aspx.



Topo