Histórias

⛪ Fatos marcantes ilustram a história de Santana

Considerado por muitos como o “coração” da Zona Norte, Santana é o principal bairro e um dos mais antigos da região. Pertence ao distrito homônimo e é administrado pela Prefeitura Regional Santana/Tucuruvi. Completa, neste 26 de julho, 236 anos de história, dos quais destacamos alguns fatos marcantes:

Manifesto Paulista: oriundo de fatos históricos, o bairro se originou da Fazenda de Sant’Ana, propriedade da Companhia de Jesus. Posteriormente as terras foram divididas em sesmarias, no início do século XIX, originando o “Centro Solar dos Andradas”, onde hoje funciona o Quartel do CPOR. Neste local, o “Patriarca da Independência”, José Bonifácio de Andrada e Silva, redigiu o manifesto paulista do Governador Provincial, o qual contribuiu para D. Pedro I declarar o “Dia do Fico”.

Solar dos Andradas

Pioneiro nas ondas do rádio: em 1893, Santana foi palco de outro acontecimento histórico. O Padre e cientista gaúcho Roberto Landell de Moura (um dos pioneiros da história do rádio) realizou a primeira transmissão de palavra falada por telegrafia sem fio, através de ondas eletromagnéticas, no perímetro entre o alto da Av. Paulista e o alto de Sant’Ana, onde hoje está situada a Capela Santa Cruz, ao lado do Colégio Santana.

Atual Colégio Santana

Do outro lado da ponte: apesar de ser o mais antigo núcleo populacional da Zona Norte, a região de Santana permaneceu durante muito tempo isolada do restante da capital, em razão das barreiras naturais, como o Rio Tietê e a Serra da Cantareira. No início da década de 1940, o bairro ganhou uma nova ligação com o Centro, após a construção da Ponte das Bandeiras, que substituiu a antiga Ponte Grande. O Prefeito da época, Prestes Maia, considerava a obra como o portão de entrada da cidade.

Esportes aquáticos: regatas de remo e natação eram regularmente praticados no Rio Tietê, muito antes deste ter o trecho que cruza a capital completamente poluído nas décadas seguintes.

Aeroporto: Em 1920, o Aeroporto de São Paulo – Campo de Marte iniciou suas atividades, e, embora não tenha linhas aéreas regulares, destaca-se como um dos maiores em movimento operacional no Brasil. Situa-se em Santana, em localização privilegiada e estratégica; opera exclusivamente com aviação geral, executiva, táxi-aéreo e escolas de pilotagem, como o Aeroclube de São Paulo, e no Serviço Aerotático das polícias Civil e Militar.

Primeira Linha de Metrô do país: o bairro de Santana completou sua integração com o resto da cidade após construção da primeira linha de Metrô do país (Linha 1 Azul – Norte-Sul), na década de 1970. Com a chegada dos grandes empreendimentos, como o Shopping Center Norte, o bairro passou por um processo de desenvolvimento e infraestrutura que o transformou em um dos principais polos comerciais da cidade, consolidando-se aí o maior centro de “turismo de negócios” do estado.

Confira abaixo a página especial da edição impressa do Jornal SP Norte:



Topo