Games

FIFA 19: o mais esperado chegou

Jogo traz de volta a Champions League

Há tempos que aguardamos, ano após ano, o lançamento do novo FIFA. E de tempos em tempos surgem novidades bastante agradáveis com o material produzido pela EA Sports.

Mas não sei se alguns de vocês notaram a falta de um hype mais expressivo este ano. Assim, FIFA 19, apesar de belo e cativante, não consegue alinhar muitas novidades. Porém, longe de ser um material dispensável, o jogo conta com uma atmosfera diferente, novas abordagens, novos modos e o retorno da queridíssima Champions League, que tanto dava força ao jogo rival Pro Evolution Soccer (PES).

Dessa vez, a produtora apostou em uma pitada diferente para atrair ainda mais os seus consumidores casuais, com a modificação de algumas regras no modo “sobrevivência”, amarrando a franquia de simulador de futebol agora salpicada na onda do gênero battle royale. Ou seja: um time perde um jogador ao marcar seu gol e deve competir com a desvantagem enquanto busca o próximo tento. E isso é bem divertido, além de condicionar a um treino “forçado” ao player.

Na terceira temporada de “A Jornada”, Alex Hunter está a um passo da Champions League, com a já famosa escolha de caminhos a seguir, além de agora também podermos conduzir sua meia irmã, que conta com os desafios do futebol feminino. Sem contar com um terceiro personagem chamado Danny Williams, jogador à procura do sucesso nos gramados.

Entre os craques do passado, Sócrates e Rivaldo estão disponíveis nos cards especiais do jogo. Já os times Flamengo, Vasco da Gama, São Paulo, Corinthians e Palmeiras não estão no jogo, por conta de atritos no licenciamento das marcas alinhadas ao PES.

Com IA mais aprimorada (ao menos durante as partidas), gráficos ainda mais belos e uma sonorização vibrante, o jogo foi claramente melhorado e FIFA permanece no topo da tabela entre os jogos de futebol mais bem cotados. Mas merece algo mais inovador para o próximo ano.


Rafael Poliszuk é jornalista e trabalhou por mais de uma década com automobilismo real. Ou seja, nas pistas!

Tudo porque quando criança era fascinado por jogos do gênero. Com o reencontro da paixão digital, começou o projeto do qual surgiu a Poliszuk Relações Públicas, com experiência no site EuroGamer Brasil, Jornal SP Norte e outras mídias, onde desenvolve promoções e eventos.

E-mail: rafael@poliszuk.com.br



Topo