Os tacos de beisebol serão substituídos por equipamentos mais brasucas neste sábado. É que o Estádio Municipal de Beisebol “Mie Nishi”, no Bom Retiro, vai receber as finais do 1o Torneio de Taco de Rua da Zona Norte, neste sábado (29/7), a partir das 9h.
Resgatar os tempos de brincadeiras na rua foi uma das intenções das Prefeituras Regionais envolvidas no torneio. A diversão, disputada – até mesmo ferrenhamente – quando nossas ruas ainda não estavam repletas de carros (e perigos), marcou a geração das crianças e jovens dos anos 1980 e 1990. Era uma época em que, também, não haviam smartphones para ficar jogando dentro de casa. A rua vive!
Para a Prefeitura Regional Santana/Tucuruvi, o torneio é uma oportunidade de “atender e dar a oportunidade aos munícipes, independentemente de faixa etária e condição social, norteada pela certeza que um esporte de cunho popular e urbano, agrega valores humanos e dar visibilidade aos nossos espaços públicos”, afirma em nota.

Serão 51 duplas e 102 competidores das regionais Vila Maria/Vila Guilherme, Jaçanã/Tremembé, Santana/Tucuruvi, Casa Verde/Cachoeirinha e Freguesia/Brasilândia. Os competidores foram divididos em várias categorias. A masculina conta com participantes de 8 a 14 anos, 15 a 21 anos e acima de 22 anos. Já as mulheres disputam categorias de 8 a 15 anos e de 16 anos em diante. Outra categoria é a mista, sem limite de idade.
As etapas em cada regional começaram no fim de junho, em um trabalho realizado pelas Supervisões de Esportes de cada administração local.
O Estádio Municipal de Beisebol “Mie Nishi” está localizado na Av. Pres. Castello Branco, 5.446. Compareça e torça para a sua região – e, no caso dos mais velhos, reviva os bons tempos!
Estádio foi inaugurado em 1958
O último dia 21 de junho marcou os 59 anos da inauguração do Estádio Municipal de Beisebol “Mie Nishi”. O ano de 1958 marcou o cinquentenário da imigração japonesa no Brasil, quando o navio Kasato Maru desembarcou com os primeiros imigrantes vindos da terra do sol nascente.
Mas o que os japoneses têm a ver com o beisebol? O esporte é um dos mais populares por lá e, aqui, os imigrantes ajudaram a popularizar o americaníssimo esporte. Aliás, foi por meio dos jornais que as tacadas iniciaram: em 1902 foi realizada a primeira partida oficial de beisebol no Brasil, disputada entre funcionários americanos da Companhia Light de luz. O Estado de S. Paulo foi o responsável pela confecção dos convites – em inglês, claro.
Mas foi no fim da década de 1910 que os japoneses deram gás ao esporte, “exportando” o beisebol para cidades no interior por meio das antigas ferrovias que transportavam café, principal matéria prima da época.
O estádio no Bom Retiro tem capacidade para 2,5 mil espectadores, e abrigou partidas dos Jogos Pan-Americanos disputados em 1963. Agora, é a vez dos tacos da rua invadirem o palco do beisebol em São Paulo.
fotos: Facebook Prefeitura Regional Vila Maria/Vila Guilherme e Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol