Gastronomia

Fique leve no verão: confira receitas especiais – e refrescantes!

Para aproveitar ao máximo a estação mais quente do ano, é preciso ficar atento a fatores como hidratação e alimentação balanceada. Uma dica importante é beber muita água, além de sucos de frutas e água de coco que, além de hidratar, contêm vários nutrientes e vitaminas importantes para o bom funcionamento do organismo.

Quanto aos alimentos, o ideal é evitar comidas muito pesadas e gordurosas, como as frituras. Logo, a aposta no verão são as frutas, verduras e legumes, pois são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem alimentos refrescantes que combinam com a alta temperatura da estação.

Nos dias quentes também ocorre maior perda de líquidos e minerais, devido ao aumento da temperatura corporal e transpiração excessiva. Por isso, a necessidade de se hidratar, para que todo líquido perdido seja reposto. O consumo de água, chás gelados, sucos naturais e líquidos em geral ajudam a repor a água do corpo. Por isso é necessário ter a preocupação com a ingestão de líquidos e a reposição destes minerais para manter a hidratação.

Para quem vai curtir o verão na praia ou na piscina, uma boa pedida são os sanduíches. Não ocupam espaço, são práticos e rápidos para preparar. Para que fiquem saudáveis e nutritivos, procure sempre acrescentar folhas verdes, legumes e derivados de carnes ou queijos. Confira abaixo algumas receitas leves e saudáveis para o verão:

Sanduíche de peito de peru e damasco

Ingredientes

2 xícaras (chá) de ricota amassada
1 pote de iogurte natural
10 damascos picados
200g de peito de peru em fatias finas
10 fatias de pão de forma integral
Folhas de agrião ou alface

Modo de preparo: Misture a ricota com o iogurte e os damascos picados. Espalhe essa pasta em cinco fatias de pão integral, distribua as fatias de peito de peru e as folhas de alface ou agrião. Feche os sanduíches com as fatias de pão restantes e sirva a seguir.

Chá-mate com frutas

Modo de preparo do mate: Coloque duas colheres de sopa de erva mate em um litro de água quente. Misture e deixe descansar por cinco minutos. Coe e utilize com frutas de época.

Maracujá
10 colheres de sopa de leite condensado
3 maracujás maduros
1 litro de mate
Modo de preparo: Bata as sementes dos maracujás com o leite condensado e o mate. Antes de servir, acrescente gelo à vontade.

Abacaxi e gengibre
1 litro de mate
1/2 abacaxi picado
Caldo de 1 limão
Raspas de gengibre
Açúcar ou adoçante
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva com pedras de gelo.

* fotos ilustrativas/Pixabay



Topo