Força Aérea Brasileira e Campo de Marte dão início ao Projeto MAPA – Museu Aeroespacial Paulista

0

Hoje dia 06, no IV Comando Aéreo Regional, localizado no Campo de Marte, o atual Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, abriu o evento apresentando a história do Campo de Marte, resumidamente, mas dando ênfase ao embate jurídico entre município e união, que perdurou por anos, estagnando todo complexo a novos investimentos.

Tenente-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Força Aérea Brasileira

Recentemente após decisão judicial, a área de mais de 2 milhões de M² teve sua divisão definida e acordada entre união e município, onde o município de São Paulo é detentor de uma área aproximada de 400 mil M² e já definido para a implantação de um Parque, o Parque Municipal Campo de Marte que ficará pronto em breve. A Força Aérea Brasileira, que ocupa uma boa parte do Campo de Marte, já cedeu parte para a construção do Colégio Militar no local.

O Comandante Damasceno, afirmou ainda que o local está liberado para novos projetos. “Agora chegou o momento de realizarmos projetos que há muito tempo estão parados, e o principal deles é a criação e construção do Museu Aeroespacial Paulista, que será um marco na história do Campo de Marte, da aviação brasileira e principalmente da população paulista. Vale salientar que no final de 2024 fechamos um acordo de cooperação com o MAS – Museu Asas de um Sonho, que em regime de comodato irá compor o acervo do MAPA – Museu Aeroespacial Paulista” concluiu o comandante Damasceno.

Tenente-Brigadeiro Walcyr Josué de Castilho Araujo

Em seguida o Tenente-Brigadeiro Walcyr Josué de Castilho Araujo, apresentou as etapas do projeto que já foram desenvolvidas sendo: Estudos iniciais; Elaboração do conceito arquitetônico; Levantamento dos custos preliminares; Reuniões de prospecção que estão acontecendo desde o dia 16 de janeiro, bem como o que seguirá para as próximas etapas, como: Estudos, projetos e documentação necessária para implantação, manutenção e gestão, bem como a celebração de acordos com a Prefeitura de SP e Governo do Estado para a gestão técnica e a criação de um grupo de apoio, inclusive com participação de empresários, moradores da região aliado a parceira da SOMAERO –  Sociedade Melhores Amigos da Aeronáutica.

Coronel engenheiro Frank Cabral de Freitas Amaral, chefe do Centro de Estudos e projetos de Engenharia da Aeronáutica

O Coronel engenheiro Frank Cabral de Freitas Amaral, chefe do Centro de Estudos e projetos de Engenharia da Aeronáutica, apresentou aos convidados o conceito arquitetônico do Projeto que contará com vários espaços destinados ao público: Edifício Garagem para carros e utilitários, pátio para ônibus, cafeterias, restaurantes, hangar de exposição, hangar para restauração e oficina do acervo, pavilhão de exposição e um parque linear com ciclovia com acesso permanente ao público. A entrada do Museu e do Parque será pela Av. Braz Leme.

O acervo do MAPA contará com exposição de aeronaves antigas e modernas, bem como as da Força Aérea, além de painéis lembrando os grandes heróis da aviação nacional como Santos Dumont bem como de outros países que fizeram parte da evolução aérea no mundo. Na área externa contará com painéis relacionados ao tema (Grafites) com a participação de vários artistas que serão convidados

Foi apresentado um vídeo em 3D mostrando todo o complexo do MAPA, e de fato será um marco para o Brasil, pelo tamanho e arquitetura moderna de como foi planejado.

Reinaldo Papaiordanou da Articon Negócios e Participações e membro da SOMAERO, fez uso da palavra afirmando a importância deste projeto para a população de Zona Norte, e com certeza terá o apoio desta comunidade bem como de toda a população de São Paulo.

Ao final o Comandante Damasceno, falou sobre o Hospital da Aeronáutica, localizado no complexo do Campo de Marte e convidou Francine Prado, fundadora do Instituto Prado de Reabilitação Integrada, centro de reabilitação multidisciplinar voltado para os cuidados das pessoas com desenvolvimento atípico, através de abordagem centrada na família e contribuição social através de compartilhamento do conhecimento quanto às questões que permeiam a inclusão escolar,  para expor seu trabalho através do Instituto e para uma possível Integração com o Hospital da Aeronáutica.

Francine Prado, fundadora do Instituto Prado de Reabilitação Integrada

Após apresentação de Francine Prado, o Comande Damasceno agradeceu a presença de todos, e afirmou que este encontro é um primeiro de muitos que irão acontecer para debater os andamentos do projeto do MAPA.

De acordo com o Comandante Damasceno, o custo total do projeto deverá chegar em R$ 350 milhões, verbas que serão angariadas das parcerias Público Privada, bem como a participação dos Governos Municipal, Estadual e Federal. Após todos o projeto pronto com licenças aprovadas e início das obras, o MAPA deverá levar ente 2 a 3 anos para ficar pronto.

Tenente-Brigadeiro Macedo, Tenente-Brigadeiro Walcyr Josué de C. Araujo, Reinaldo Papaiordanou, Tenente-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Força Aérea Brasileira, Eduardo Marson, presidente da SOMAERO, Tenente-Brigadeiro Dang e Tenente-Brigadeiro Malta