GAMES: Bilhões de pixels, bilhões de dólares e 15 anos de “Minecraft”

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Quem não conhece a Galinha Pintadinha e tantos outros desenhos animados que parecem acolher as crianças frente as telas? Segundo estudos mais recentes, identificamos que elas aprendem melhor e mais rápido quando a comunicação é feita por uma conversa com voz de criança ou por músicas infantis, entre conexões importantes que começam a ser formadas no bebê. Já em Minecraft, a conexão é praticamente a mesma, porém em outra curva da idade mais adiante. Ou seja, quando uma criança se depara com a possibilidade de fazer exatamente tudo o que ela quer, ela se apaixona imediatamente. E então, há quinze anos, vem faturando bilhões de dólares e milhões de fãs em todo o mundo.

Quando lançado em 2009 pela Mojang Studios, empresa fundada por Markus Persson (ou “Notch”), Minecraft era só um jogo pixelado de mundo aberto. Até que as coisas começaram a mudar, mudando de jogo para uma das marcas mais gritantes em diferentes mercados, como vestuários, festas, itens de coleção e referências em quase tudo o que possa existir.

Poucos sabem, mas fato é que a história por trás do jogo é tão fascinante quanto o próprio jogo. Seu criador começou a trabalhar em “Minecraft” como um projeto pessoal enquanto ainda estava empregado em outra empresa de jogos. Ele inicialmente lançou uma versão alfa para testes públicos em maio de 2009. A popularidade crescente entre os jogadores incentivou-o a continuar desenvolvendo o conceito de jogadores colocados em um mundo gerado de forma procedural, composto por blocos cúbicos, e são deixados para explorar, construir e sobreviver por ali, com livre modo criativo, recursos ilimitados e a manifestação de sobrevivência ao enfrentar inimigos e gerenciar sua saúde e fome.

À medida que Minecraft crescia em popularidade, Persson fundou a Mojang Studios para trabalhar no jogo em tempo integral, lançado oficialmente em novembro de 2011, com quase imediata forma de fenômeno mundial. Sua simplicidade combinada com a liberdade de criatividade atraiu jogadores de todas as idades.

Desde então, Minecraft expandiu-se para várias plataformas, incluindo PC e consoles, além dos dispositivos móveis e Realidade Virtual. Além disso, a comunidade de jogadores tem sido ativa na criação de mods, texturas personalizadas e servidores personalizados, aumentando ainda mais a longevidade do jogo.

O sucesso de Minecraft também resultou em várias parcerias e colaborações, incluindo versões educacionais do jogo que são usadas em escolas em todo o mundo para ensinar assuntos como matemática, história e até mesmo programação de computadores.

Em 2014, a Microsoft adquiriu a Mojang Studios por US$ 2,5 bilhões, garantindo assim o futuro do jogo sob sua bandeira. Desde então, continua a apoiar e expandir o universo Minecraft, lançando atualizações regulares e conteúdo adicional para manter os jogadores engajados.

Mesmo em uma era de jogos com gráficos realistas e impressionantes, Minecraft continua a vender milhões de cópias em todo o mundo, com sua estética única e apelo singular, permitindo que os jogadores usem sua imaginação para criar mundos e construções incríveis.