GAMES: Briga das grandes

0
Sem data de lançamento definida, o novo óculos de realidade aumentada da marca sul-coreana é pauta esta semana por possíveis vazamentos de suas capacidades.

O headset deve competir com modelos como Apple Vision Pro e Meta Quest 3, produtos que lideram o mercado no cenário gamer e corporativo, diante funções mistas entre Realidade Virtual e Aumentada.

Ao que parece, o produto Samsung usará um display micro-OLED fornecido pela Sony, com tamanho de 1,3 polegadas, resolução de 3.840 x 3.552 pixels, taxa de atualização de 90 quadros por segundo e brilho máximo de 1.000 nits.

Se comparado ao modelo Meta Quest 3, que conta com a resolução de 2.064 x 2.208 pixels, o novo produto promete ter sucesso. Porém, a tecnologia micro-OLED também é utilizada no Apple Vision Pro, com seus 23 milhões de pixels em ambos os monitores e a taxa de atualização vai até 100Hz. O que, segundo especialistas, definem seu preço em uma realidade para poucos aqui no Brasil.
O projeto da Samsung conta com ajuda da Google e Qualcomm e, segundo mais rumores, deve chegar ao mercado global já no segundo semestre de 2024.

SONY TAMBÉM DEVE CHEGAR

Vale lembrar que durante a CES 24, a Sony também anunciou a novidade. O headset inclui um capacete com câmeras e dois dispositivos controladores, uma espécie de varinha de controle e um anel.

O headset é equipado com o processador Snapdragon XR2 + Gen 2, também anunciado na CES e voltado para realidade virtual. Isso faz do headset da Sony um modelo independente, sem necessidade de conexão com um dispositivo extra, como um computador, para operar.