GAMES: Imersões em diferentes perspectivas

0

Ano passado notamos o lançamento de Puzzling Places para a plataforma PSVR2, equipamento VR atribuído somente ao console Playstation 5. Porém, diante algumas críticas nada positivas em relação a aceitação do equipamento da Sony, decidimos esperar para entender – e sentir – com propriedade este jogo que sempre nos chamou muita atenção.

Na verdade, não se trata definitivamente de um jogo, mas sim de um passatempo ou hobby mais que tradicional e quase milenar. Só que, desta vez, em uma perspectiva 3D que só em VR podemos colocar as mãos e degustar tamanha imersão.

O material faz combinar tranquilidade zen com uma sensação simples e muito familiar de resolução de quebra-cabeças, sem nenhum elemento de história, diretor e reto para o que você decidir o que montar. Ou seja, termos uma lista de quebra-cabeças tridimensionais, incluindo edifícios e locais conhecidos pelo mundo.

Fato é que a ideia do material é mais que simples. Porém a experiência é mais que incrível, Quando escolhemos a arte, notamos em um menu à direta a livre escolha na quantidade de peças a serem distribuídas na tela, com livre e total giro das mesmas, em imersão 100% 3D. E é este fato que leva o jogador a conferir não apenas a imagem, mas suas inclinações de montanhas, peças faltantes sobre um automóvel, e assim por diante.

LITERALMENTE PROFUNDO

Você pode tornar o jogo desafiador aumentando a quantidade de blocos de construção. A quantidade mínima de peças para um quebra-cabeça é de 25 e levará cerca de 10 minutos para terminá-lo com tantas partes, mas a quantidade de peças escolhidas pode chegar a mil, então o jogo oferece um desafio sério, se você estiver preparado.

Fato é que, durante a construção, podemos verificar cada pedacinho da arte e suas entradas, como por exemplo janelas, portas, grama no jardim, entre outros, trazendo para perto do jogador os detalhes que nenhum outro quebra-cabeça seria possível monta-lo desta forma.

A sonorização é um ponto extra no jogo. Pois a cada peça que conseguimos unir, o som ambiente da arte começa aparecer, como pássaros em uma paisagem na costa do Mediterrâneo, ou até mesmo passos na neve, em uma arte com motivos natalinos.

Com objetivo de proporcionar uma atmosfera relaxante, Puzzling Places continua lançando DLCs diferentes, com ainda mais vontade de ficar ali, por horas e horas, submersos em mundo satisfatório.