Governo de SP contrata psicólogos para atender alunos e professores da rede pública durante pandemia

0
459

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (02) que o estado contratou mil psicólogos para atender alunos e professores das escolas da rede pública. O objetivo é minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus na saúde mental.

“O programa Psicólogo da Educação já promoveu a contratação de 1000 psicólogos para atender os 3,5 milhões de estudantes e 250 mil professores e servidores no estado de São Paulo. Já a partir de novembro esses psicólogos estarão trabalhando na rede pública de ensino”, explicou Doria.

Para implementar  a iniciativa, o governo estadual se baseou em pesquisas que apontam que 75% dos alunos e 50% dos professores tiveram alterações emocionais durante o período de isolamento social.

O secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares, informou que foram diagnosticados casos de transtornos e depressão entre alunos que estão em quarentena.

“O aumento da ocorrência desses transtornos, como a depressão, atinge também os docentes e outros servidores, logicamente acaba afetando o próprio cognitivo, a aprendizagem em todos os seus aspectos. Então nós precisamos cada vez mais olhar para a política de apoio da saúde mental, não só durante a pandemia, mas também pós pandemia”, disse.

Os atendimentos serão realizados através de chamada de vídeo.