Gente que Faz

Grupo de teatro formado por alunos de escola pública se apresentam na Vila Nova Cachoeirinha

Quem pensa que hoje em dia o teatro não atrai mais os jovens está enganado. Isso é o que mostra o projeto Jovem em Cena, da Escola Estadual Professor Antônio José Leite, na Vila Nova Cachoeirinha.

Com dez anos de atuação, o grupo de teatro acontece na EE Prof. Antônio José Leite. Criado pela professora Denise Biella, o projeto teve inicio com estudantes do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) e realiza apresentações para estudantes da escola e moradores do bairro.

A ÓPERA DO FANTASMA – Cena Espelho – Foto Divulgação

O projeto passou a chamar mais atenção e atrair o público, em especial os alunos da própria escola. No ano seguinte passou a receber estudantes do Ensino Médio e em 2012 do Ensino Fundamental. Hoje o grupo é formado por alunos e ex-alunos da escola, que se revezam na atuação no palco e nos registros fotográficos.

O grupo de teatro transformou a rotina do bairro, as apresentações do Projeto Jovem em Cena acontecem na mesma escola dos estudantes. Em alguns finais de semana o colégio é aberto para os moradores assistirem as peças.

Sem receber qualquer verba, o grupo aceita doações dos moradores da região para confeccionar figurino e cenografia das peças. Ao todos já foram montadas e apresentadas 17 peças e duas filmagens, entre elas estão:

  • Orgulho e Preconceito – 2010;
  • CHAMADO: Alguém precisa de você – 2012;
  • Cores do Vento – 2015;
  • A Ópera do Fantasma – 2016;
  • Danielle: Para que serve a utopia? – 2017;
  • Mulan: A flor que desabrocha na adversidade é a mais rara e bela de todas (em fase de ensaio) – apresentações em junho.

A próxima apresentação aberta ao público no anfiteatro da EE Professor Antônio José Leite. Acontecerá nos três primeiros finais de semana do mês de junho (01/06; 02/06; 08/06; 09/06; 15/06 e 16/06), sendo aos sábados às 14h e aos domingos às 11h. A apresentação é gratuita e para assistir as peças é necessário ter no mínimo 10 anos e retirar os ingressos no local com uma hora antes da apresentação.

Foto: Divulgação

 



Topo