Bairros

Casa Verde

Casa Verde: reduto cultural da Zona Norte

Tudo começou no século XVII nos arredores do Rio Tietê. Instalada no local, a residência de 200 alqueires pertencente a Amador Bueno seria repartida em fazendas e sítios no futuro, abrigando um maior número de moradores.

Ao final daquele mesmo século, José Arouche de Toledo Rendon, descendente de Amador Bueno, tornou-se proprietário de grande parte do terreno e assim nascia o bairro Casa Verde. A sua denominação existem duas explicações, não muito diferentes.

A primeira é pautada na casa de cor verde presente no sítio, em que Rendon e mais duas mulheres – das quais não se sabe ao certo se eram suas filhas ou irmãs – passavam a maior parte de suas férias na residência. A outra teoria crê que, na verdade, a família influente – as garotas eram populares entre os homens da faculdade de Direito da USP, e Rendon era o diretor da instituição – morava na tal casa verde.

Mas, foi a partir do século XX que o bairro começou a dar seus primeiros passos rumo à urbanização. A região também observou a efervescência do movimento negro, por meio do samba. Adoniran Barbosa, mais conhecido por cantar o Jaçanã, também falou da Casa Verde em suas canções, como em “No Morro da Casa Verde”, onde o samba “enfezou”. Aliás, samba é uma tradição do lugar.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja a história completa do bairro!

  • Oito Pizzaria

    Muitos sabores aguardam por você na Oito Pizzaria. Localizada no bairro da Casa Verde, a pizzaria possui diversos sabores, salgados e doces, e um cardápio que vai além das tradicionais redondas: tem esfihas e as irresistíveis batatas suíças, recheadas com várias combinações. Confira os telefones e faça seu pedido!

  • Charles Dog

    A história gastronômica da Zona Norte não seria a mesma sem o Charles Dog. O local é um dos mais conhecidos e tradicionais da Região. São 15 tipos do lanche, com variadas combinações. Para facilitar, os hot dogs são batizados com nomes de nacionalidades ou de cidades do Brasil. O consulte Mais informação

  • Consulado da Ração

    O reino dos pets tem um consulado para chamar de seu. Um não, oito! O Consulado da Ração possui oito unidades espalhadas pela Zona Norte, em oito bairros da região. Você vai encontrar tudo o que precisa para seu animal: rações das principais marcas do mercado, acessórios e produtos farmacêuticos, consulte Mais informação

  • Auto Popular

    A AutoPopular – Troca de Óleo, Mecânica e Auto Elétrica é especializada em troca de óleo para caminhões, carros importados e nacionais. Além disso, oferece planos empresariais, revisão geral, serviços de manutenção para veículos, como troca de óleo, baterias, velas, pastilha de freios e auto elétrica, alinhamento, balanceamento, funilaria, pintura, estética consulte Mais informação

Topo