Bairros

Todas as Pirituba

Pirituba: bairro fundamental no crescimento de SP

De origem indígena, o nome Pirituba vem da junção das sílabas “piri” (referente a taboa, uma vegetação de brejo em abundância na região) e “tuba” (nome aumentativo entre os índios que significa “muito”). Local que nasceu no século XIX, hoje abriga três distritos: Pirituba, Jaraguá e São Domingos. O bairro faz aniversário em 1 de fevereiro, um dos mais icônicos no desenvolvimento da metrópole.

Durante o período de formação da região, as fazendas de Luiz Pereira Barreto, Brigadeiro Tobias de Aguiar (marido da Marquesa de Santos) e Vila Jaguará (que em grande parte é do próprio Governo de São Paulo até os dias de hoje) foram as de maior destaque, atraindo desenvolvimento – como a construção de uma estação de trem que ligava São Paulo à Campinas – e dando início a industrialização da região com a participação de empresas como São Paulo Railway, Cia. Armour do Brasil, entre outras.

Com o início do desenvolvimento em Pirituba, o bairro tornou-se um grande produtor de café. Graças as grandes fazendas cafeeiras, Pirituba conseguiu atrair atenção de empresários e, por consequência, contou com a São Paulo Railway para construir a estação de trem, no fim do século XIX.

Clique AQUI e conheça mais o bairro!

  • Consulado da Ração

    O reino dos pets tem um consulado para chamar de seu. Um não, oito! O Consulado da Ração possui oito unidades espalhadas pela Zona Norte, em oito bairros da região. Você vai encontrar tudo o que precisa para seu animal: rações das principais marcas do mercado, acessórios e produtos farmacêuticos, Leia Mais [...]

Topo