Cinema

História sobre Marighella

História sobre Marighella ganha novo filme esse ano. O longa é a estreia de Wagner Moura como diretor e conta no elenco, Seu Jorge, Bruno Gagliasso, Humberto Carrão e Adriana Esteves. O filme não tem nem data de estreia no Brasil, mas já está dando o que falar.

Carlos Marighella (1911-1969) foi escritor e político do Partido Comunista do Brasil. Foi um dos principais organizadores da luta armada contra a Ditadura Militar Brasileira (1964–1985), Marighella chegou a ser considerado o inimigo “número um” do regime.

Em 1934 abandonou o curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Bahia para ingressar no PCdoB. Em 1º de maio de 1936, durante a ditadura na Era Vargas, foi preso e torturado. No final dos anos 30 foi preso pela terceira vez, onde ficou até 1945.

O longa metragem tem dado muita polêmica nas redes sociais, principalmente depois de sua estreia no 69º Festival Internacional de Cinema de Berlim, na Alemanha, pois uns afirmam que Marighella foi um terrorista e ladrão e que o filme não pode estrear no Brasil de jeito algum e outros afirmam que ele foi um herói, que fez o que tinha que ser feito e que todos deveriam assistir.

O filme não tem uma sinopse confirmada, mas provavelmente contará a história de vida de Carlos Marighella, dando ênfase nos seus feitos durante a ditadura militar até sua morte.


João Ricardo Karamekian é ator, dublador, roteirista, diretor e apresentador. Apaixonado pela 7ª arte (cinema) desde criança, decidiu criar um canal no YouTube, a Raio Filmes, onde fala sobre cinema, televisão e o mundo das animações! Agora no Jornal SP Norte, João Ricardo irá escrever suas críticas sobre os principais filmes que irão estrear.

E-mail: joaoricardokaramekian@gmail.com

Raio Filmes



Topo