Turismo

Ilha da Madeira surpreende pelas montanhas e belezas naturais

Com nome chamativo, a Ilha da Madeira é o tesouro de nossos irmãos portugueses. Localizado em meio ao Atlântico, ela reúne belezas naturais que ‘rivaliza’ com regiões tropicais. Apesar de pertencer a Europa, a Ilha destaca-se por proporcionar um clima ameno e um mar com temperatura agradável durante o ano inteiro.

Mesmo com origem vulcânica os turistas podem ficar despreocupados, pois sua atividade está adormecida. Seu maior atrativo são as marcantes formações rochosas de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.

Vale destacar que a jornada para atingir o pico é algo gratificante, pois durante o caminho, o turista passará por paisagens belíssimas de florestas, vales, rios e cachoeiras. No entanto a verdadeira recompensa está no final do trajeto, quando ao atingir o pico, surge uma espetacular vista da região.

Considerada a segunda região mais rica de Portugal, o arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo as principais – e únicas habitadas – Madeira e Porto Santo. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses.

Câmara de Lobos – Vista Pico da Torre – Foto: Turismo da Madeira

Confira os 5 principais atrativos da Ilha da Madeira:

Pico Ruivo

O pico mais alto da região e o terceiro maior de Portugal, fica localizado no povoado de Santana, na parte central da ilha. Para chegar até ele, basta percorrer a Vereda do Pico Ruivo, um trajeto de 2,8 quilômetros que começa em um local conhecido como Achada do Teixeira. Pelo roteiro, é possível ver as paisagens do vale da Ribeira Seca, o Pico da Torre e o Pico do Areeiro.

Pico do Areeiro

Possui uma maior facilidade de acesso, pois o turista pode usar o carro. Há uma cafeteria e uma loja de presentes junto ao mirante do Areeiro. Em invernos mais frios que o normal é possível que possa nevar no local.

Walking Tour – Vereda do Pico do Areeiro Foto: Turismo da Madeira

Teleférico

O passeio de teleférico é a melhor opção para quem quer ter uma visão melhor da Ilha da Madeira. Ela liga a zona velha da cidade do Funchal ao Monte. A estação fica no jardim do Almirante Reis, e o percurso até o destino dura em média 15 minutos.

Funchal

A capital da Ilha da Madeira possui todas as facilidades que uma grande cidade tem, como um comércio bem desenvolvido, excelentes restaurantes e arquitetura moderna. Além disso, ela é repleta de pontos turísticos, entre eles o Parque de Santa Catarina, Museu de Arte Sacra do Funchal, Sé do Funchal, Jardim Botânico da Madeira, o Casino da Madeira e o CR7 Museu (dedicado ao jogador Cristiano Ronaldo, nativo mais famoso).

Grutas/Centro de Vulcanismo de São Vicente

Formadas por uma erupção vulcânica a 890 mil anos, as grutas guardam a beleza e a história da Ilha da Madeira. O visitante poderá conferir o surgimento e toda a evolução geológica das grutas, assim como a simulação do nascimento do arquipélago Madeira através de vídeos no Centro de Vulcanismo.



Topo