Carnaval 2017

Império canta uma nova era de paz

Ao ler os versos do samba da atual campeã do carnaval de São Paulo, muitos vão se lembrar de outra canção: “A Paz”, do Roupa Nova, uma versão para “Heal The World”, de Michael Jackson. Não à toa, antes do início do samba-enredo, os versos “Só o amor muda o que já e fez / E a força da paz junta todos outra vez / Venha, já e hora de acender a chama da vida / E fazer a terra inteira feliz” já dão o tom para um enredo tão atual – e necessário: a paz.

Desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Freitas, “Paz: O Império da Nova Era” é o tema da escola, que busca o bicampeonato e o quarto título no grupo especial. O SP Norte esteve no barracão da Império de Casa Verde para conferir os preparativos e conhecer mais do enredo.

Clique aqui e veja todas as fotos do segundo ensaio técnico da escola!

“O carnaval da Império desse ano é uma grande reflexão. Eu queria, através desse enredo, que isso não precisasse ser mais pedido”, afirma Jorge. Como o carnaval é transmitido para todo o mundo, o objetivo do carnavalesco é sensibilizar as pessoas e “deixar algo muito melhor para as outras gerações”.

A busca da paz será por meio de várias formas. Entre elas, a natureza, na segunda parte da escola – a abertura, junto com a comissão de frente, será a nova geração de seres que se respeitam e vão deixar isso de herança para o futuro. A natureza será lembrada das mais variadas formas, da preservação para viver em harmonia a questões relacionadas, como saúde, comida e moradia.

Depois, a escola chega aos elementos naturais, bem claras no refrão do samba. “Hoje em dia, o pessoal faz racionamento de água. Que tira a paz! E as pessoas, quando deixam de ter, é porque usufruíram demais”, afirma Jorge.

O carnavalesco deixa claro que a ideia do enredo é conscientizar. Para isso, aposta, também, no estilo que já é conhecido no carnaval: alegorias grandes – uma marca também da Império – e muito requinte. “Quem sabe, com essa forma, com essa grandiosidade, com esse requinte, chame ainda mais atenção para aquilo que a gente quer enfatizar”, explica.

Mas luxo e requinte não bastam. A força da comunidade é o ingrediente principal para a escola conquistar mais um título. “As pessoas se fazem necessárias para que o projeto realmente saia em sua totalidade. E só dessa forma que a Império vai conseguir fazer um desfile grandioso”, afirma Jorge.

Clique aqui e assista o segundo ensaio técnico da escola, transmitido ao vivo pelo Facebook da Liga das Escolas de Samba!

O carnavalesco não aposta em um momento específico no desfile, e sim “no espetáculo amarrado do início ao fim” e “no conjunto da escola”. Os carros virão com muitas luzes – mesmo que a luz branca excessiva do sambódromo prejudique, em parte, o espetáculo cênico – e presença marcante dos componentes nas alegorias, com coreografias – todos integrantes da comunidade. “O meu componente tem a responsabilidade de brincar na avenida. Brincar da forma que ele brincou durante o ano, com seriedade, com comprometimento. Eu tenho certeza que, assim, nós estamos na briga”, aposta.

A escola, que superou o desafio de ser a segunda a entrar na avenida no sábado de carnaval e ser campeã em 2016, pôde escolher o horário: será a terceira do segundo dia de carnaval, considerado o horário nobre dos desfiles.

“O imperiano está de parabéns. Vamos fazer um grande carnaval, e durante muito tempo nós vamos brigar pelo título”, profetiza Jorge Freitas.

Informações
Quadra: Av. Eng. Caetano Álvares, 2.042
Ensaios: terça-feira, a partir das 20h30; sábado, a partir das 23
Entrada: gratuito
Ensaio técnico: último ensaio, 4/2 (sábado), às 22h45, no Sambódromo (Av. Olavo Fontoura)

Ficha técnica
Enredo: Paz – O Império da Nova Era
Carnavalesco: Jorge Freitas
Presidente: Alexandre Furtado
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Rodrigo Antônio e Jéssica Gioz
Mestre de Bateria: Mestre Zoinho
Rainha de Bateria: Valeska Reis
Madrinha de Bateria: Lívia Andrade
Carros alegóricos: 5
Componentes: 3.200
Alas: 24
Desfile: 3º escola do sábado (25/2)

Samba-Enredo

Compositores: Turko, Aquiles da Vila, Maradona, Chanel Wagner, Paulinho, JC Castilho, Tinga e Silas Augusto
Intérprete: Carlos Júnior

Ecoou…
Acorde em duetos musicais
Vem do arauto a mensagem de paz
É nova era…em plena evolução
Um anjo que me guia, vou buscando a energia
Na luz vai a noite vem o dia
Seduz os corações
Com proteção dos nossos guardiões
Mãe natureza sua riqueza, precisamos preservar
Pros nossos filhos no futuro desfrutar

Contagia o fogo da paixão
Em lindas águas vou me banhar
Terra onde brota plantação
A pureza desse ar harmoniza meu lugar

Abra o coração
Faça o seu lindo gesto de amor
Justiça e igualdade
Plantando a semente da fraternidade…
Assim há de brilhar um novo mundo
Feito uma prece de criança
E de alma lavada cantar, numa só voz
Império…seus filhos de mãos dadas na Avenida
Meu maior tesouro é a vida
E o desejo do meu Carnaval

Sou Casa Verde paixão e amor
Juntos num só ideal
Vamos erguer essa bandeira
Clamando pela paz universal 



Topo