Zona Norte

Início das obras da Linha 6 – Laranja do Metrô altera trânsito na Freguesia

A segunda quinzena de julho marca o início das obras da Linha 6 – Laranja do Metrô. Com isso, os arredores da futura Estação Freguesia do Ó terão a rotina alterada. Algumas vias e acessos serão modificados no bairro. Um trecho da Av. Miguel Conejo passará a ter sentido único (bairro), com duas faixas interditadas.

Já a Rua Bonifácio Cubas contará apenas com sentido marginal, além de receber a faixa de ônibus exclusiva da Av. Miguel Conejo até as 9h. Estacionamentos rotativos serão liberados no horário de pico para facilitar o acesso ao comércio local.

emáforos também serão alterados. A Av. Santa Marina terá redução das fases semaforais, equanto a Rua Eneas Luís Carlos Barbanti contará com um novo semáforo. As alterações visam minimizar os impactos da obra na região, além de melhorar o fluxo de carros na Freguesia do Ó.

Sobre a Linha 6 – Laranja

O ponto inicial será próximo à Freguesia, na Brasilândia. Depois, passará por quatro estações na Região: Vila Cardoso, Itaberaba/Hospital Vila Penteado, João Paulo I e Freguesia.

O início das obras foi em julho deste ano. A nova linha terá 15,9 quilômetros de extensão, com capacidade para atender 600 mil passageiros por dia. A Linha 6 – Laranja terá 15 estações, interligando-se com outras importantes linhas do sistema: Linha 1 – Azul (Estação São Joaquim), Linha 4 – Amarela (Estação Higienópolis/Mackenzie) e linhas 7 e 8 da CPTM na Estação Água Branca.

O bairro da Brasilândia será ligado ao Centro por meio da Estação São Joaquim. Está prevista a entrega do primeiro trecho da Linha 6 – Laranja em 2018, na Estação Água Branca. A linha será completada em 2020.

Por ter em sua extensão vários centros educacionais, o novo trajeto é conhecido como “Linha das Universidades”. Entre elas, a Pontifícia Universidade Católica (PUC), Mackenzie, FAAP e FMU.

foto: Edson Lopes Jr/ A2AD



Topo