Jaçanã recebe 30 leitos exclusivos para tratamento contra covid-19

0
125

Na última quinta-feira (25), a Prefeitura de São Paulo inaugurou 30 leitos exclusivos para tratamento contra o coronavírus (covid-19). Os novos leitos serão distribuídos no Hospital Geriátrico e de Convalescentes Dom Pedro II e no Hospital São Luiz Gonzaga.

Esse foi o primeiro compromisso externo do prefeito Bruno Covas (PSDB), após ter sido diagnosticado pela covid-19. Covas teve que ficar em casa, mesmo sendo assintomático, durante 10 dias, sendo liberado no dia 24 de junho, quarta-feira.

Dos 30 novos leitos, o Hospital Geriátrico recebeu 20 leitos exclusivos para pacientes infectados por covid-19. A unidade Dom Pedro II também receberá R$ 1.380.000 pela Prefeitura para mudanças estruturais  e mobiliárias.

Já o Hospital São Luiz Gonzaga recebeu os 10 leitos restantes. Além das novas instalações, a unidade de saúde receberá um novo tomógrafo e um doppler cardiograma. A verba destinada para o São Luiz Gonzaga é de R$ 2.194.000, para investimentos de construção e aquisição de equipamentos e mobiliário.

Segundo a gestão municipal, nas próximas semanas serão entregues outros 30 leitos nas duas unidades de saúde, totalizando 60. Deste número, 22 serão de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Em razão da covid-19, a gestão municipal construiu novos leitos de UTI e instalou dois hospitais de campanha pela cidade. Vale lembrar que, antes da pandemia, 4 distritos da zona norte não possuíam leitos de UTI, ente eles estavam Tremembé, Vila Guilherme, Jaçanã e Brasilândia, no entanto os dois últimos bairros receberam recentemente as unidades de terapia intensiva.

Foto: Gilson Di Souza/SECOM