::: Ana Cláudia Sacomani
Esta região com trajetória de lutas e conquistas comemora no sábado (18/7) mais um ano de fundação. Repleto de áreas verdes, que trazem a rotina e as características interioranas, o “bairro das Jabuticabeiras”, como é conhecido, preserva suas tradições e cultura, mesmo com a chegada do comércio. As avenidas Leôncio de Magalhães e Luiz Dumont Villares são exemplos disso, com a inauguração do Centro Empresarial Jardim São Paulo e a Estação do Metrô, principalmente a partir de sua inauguração em 1998, que valorizou ainda mais o local. E a Dumont Villares, considerada o point da gastronomia, apresenta diversos conjuntos empresariais, equipamentos de lazer e uma agitada vida noturna.
Predominantemente residencial, a região abriga moradores de classe média alta, sendo a maioria idosos que presenciaram as transformações e melhorias do bairro.
Com tantas opções e praticidade que o Jardim São Paulo oferece aos seus moradores e visitantes, tem atraído o interesse do mercado imobiliário cada vez mais valorizado.
A comunidade conta ainda com o trabalho da Associação Amigos do Mirante do Jardim São Paulo (AAMJSP), uma das instituições mais atuantes da Zona Norte que tem como presidente e fundadora Alba Medardoni, residente há 50 anos na região.
Com reuniões mensais, a entidade sem fins lucrativos recebe uma série de reivindicações e reclamações. Segundo Alba, elas são encaminhadas aos órgãos públicos competentes a fim de resolver os problemas. Entre as principais preocupações, de acordo com a Presidente, estão a falta de iluminação em algumas vias e os constantes assaltos nos arredores da Praça Metrô Jardim São Paulo.
Outra prioridade apontada por Alba Medardoni é o uso obrigatório de Zona Azul nas ruas próximas ao comércio em razão da irregularidade dos motoristas, prejudicando a circulação de clientes. “Já encaminhamos esta reivindicação à Companhia de Engenharia de Tráfego e estamos aguardando uma resposta da entidade”, afirmou Alba.
Além dessas propostas, outros projetos estão sendo realizados para tornar o bairro mais atrativo e valorizado.
Outro problema enfrentado pela comunidade local, retratado recentemente pelo Jornal SP Norte, é a propagação de barracões na Av. Luiz Dumont Villares gerando transtornos pela presença constante de pessoas em situação de rua, além do lixo e mau cheiro. Até o momento não foi registrado nenhum caso de violência ou furto, mas o receio dos comerciantes é que o local se torne ponto de drogas. A Associação Amigos do Mirante tem lutado constantemente junto aos órgãos públicos para reverter esta situação, uma vez que os próprios moradores se recusam a sair do local.
Conquistas
Ao longo desses anos muitas conquistas foram feitas em prol da região. A mudança mais comovente que partiu da Associação Amigos do Mirante do Jardim São Paulo foi a inauguração, no dia 28 de maio deste ano, da Praça Ângelo Salton Neto em homenagem ao empresário (in memoriam) e proprietário da vinícola com o mesmo nome que funcionava na região e ajudou a alavancar o bairro. Conhecido pelo seu trabalho nas principais feiras do setor de gastronomia, Ângelo Salton levou para outras partes do mundo a importância do Jardim São Paulo tornando a região um centro de negócios.
A Presidente Alba encaminhou a ideia à diretoria da Vinícola e ao então Vereador Cel. Camilo, agora Deputado Estadual. O decreto com adoção do nome foi aprovado na Câmara Municipal no dia 11 de fevereiro. A festa de inauguração reuniu amigos, convidados, autoridades e imprensa. A luta agora da entidade é pela iluminação da praça.
Outra vitória foi a mudança de ponto de ônibus na Av. Leôncio de Magalhães, próximo ao Metrô Jardim São Paulo, facilitando a rotina dos usuários que antes tinham que percorrer toda a via em busca de transporte.
Festividade
E para festejar o Aniversário do Jardim São Paulo, no domingo (19/7), haverá uma festa na Praça do Metrô Jardim São Paulo com shows, barracas com comidas típicas e serviços gratuitos para a população (acompanhe a programação na seção “Acontece”). O evento, organizado pela Associação Amigos do Mirante, tem início às 10h.
Depoimentos empresários
Há dois meses no bairro, o restaurante Kodai Sea Food, referência na Zona Norte, localizado no Centro Empresarial Jardim São Paulo próximo ao Metrô, conta com variadas opções de peixes, frutos do mar e outras carnes. De acordo com o proprietário, que já possui duas unidades na região, Ari Lima diz que está satisfeito com a receptividade dos clientes e pretende fazer grandes negócios no bairro. Quem quiser conferir as delícias do restaurante pode se dirigir à Rua Leôncio de Magalhães, 1.004.
Já para Alberto Herculano Pinto, síndico e empresário, o Jardim São Paulo se tornou um ponto de comércio atrativo com várias opções para o consumidor, e a praticidade ajuda bastante se referindo ao Metrô estar próximo ao centro empresarial, além da qualidade de vida que a região proporciona aos seus moradores.
Agradecimentos finais
No final da entrevista, Alba Medardoni agradeceu a todos os parceiros, órgãos públicos e imprensa local, que colaboram muito para o desenvolvimento da região.
O Jornal SP Norte externa seus sinceros votos de um feliz aniversário a todos os moradores, comerciantes e trabalhadores e à Associação Amigos do Mirante, pela constante luta e dedicação.