José Police Neto l Venda do Anhembi vai garantir novos recursos para a ZN

0
2107

Não é de hoje que o Complexo do Anhembi perdeu importância para outras arenas mais modernas na realização de grandes eventos na cidade de São Paulo. Mesmo cada vez menos relevante, o complexo consome por ano R$ 130 milhões dos cofres públicos municipais em manutenção. Reconhecendo esses desafios e trabalhando para devolver à Zona Norte a possibilidade de abrigar um dos grandes destinos turísticos, culturais, artísticos, gastronômicos e de entretenimento do mundo, votei favorável à privatização do Anhembi.

No último dia 7, a Prefeitura publicou edital com as regras do leilão. O lance mínimo será de R$ 1 bilhão, pago à vista ou em parcelas mensais, com prazo de quitação pelos compradores até dezembro de 2020. A entrega das propostas de interessados na privatização está marcada para 2 de abril, e o leilão, para a semana seguinte, no dia 9. O Complexo do Anhembi tem 400 mil metros quadrados e está localizado em área estratégica na ZN para o desenvolvimento de São Paulo.

Duas emendas apresentadas por mim durante a tramitação do projeto na Câmara Municipal vão garantir que boa parte desses recursos seja investida exclusivamente na ZN: 20% da venda do complexo e 100% da outorga onerosa (contrapartida para construir até o limite máximo da área). Será um recurso novo para a Zona Norte que poderá iniciar um importante processo de desenvolvimento econômico e social para a nossa cidade.

Temos, portanto, uma grande possibilidade de avançar com demandas históricas da região, como a qualificação dos equipamentos de saúde e educação, ampliação e melhoramento do sistema viário, além de criar oportunidades ímpares na geração de novos negócios/empregos e até na oferta de unidades habitacionais. É o início da transformação do eixo norte da Marginal do Tietê.

Lutaremos agora para que a destinação desses novos recursos passe obrigatoriamente por um amplo processo de consulta e participação dos moradores da ZN. Afinal, ninguém melhor do que o próprio morador para reconhecer e indicar as prioridades de sua região.

 


José Police Neto (PSD) exerce o quarto mandato de vereador em São Paulo e tem forte atuação na Zona Norte. Foi Secretário Municipal de Participação e Parceria de São Paulo e presidente da Câmara Municipal em 2011 e 2012. É autor das Leis do Procon Público, Indicadores de Desempenho, Inclusão Digital – Telecentros, Regularização Fundiária de Interesse Social, Função Social da Propriedade e do Estatuto do Pedestre.

Site: www.policeneto.com.br

Facebook: facebook.com/josepoliceneto

Instagram: instagram.com/@policeneto