São Paulo

Lixo doméstico: coleta na capital incentiva separar o comum do reciclável

Por meio da conscientização, o Recicla Sampa pretende colaborar com a mudança de hábito das pessoas, especialmente na separação do lixo dentro das residências

São Paulo produz diariamente 12 mil toneladas de lixo domiciliar, e é responsável pela geração em média de 3,6 milhões de toneladas de resíduos. Os números colocam a cidade no topo do ranking das que mais geram lixo do país.

Segundo a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), somente 7% dos resíduos domiciliares são reciclados na capital, sendo que 40% poderiam ser reciclados e não o são.

Além das consequências ambientais e do custo elevado de transporte e descarte de todo esse material, a baixa adesão ao serviço prejudica a geração de renda para famílias dos trabalhadores de reciclagem da cidade, já que toda a renda obtida com a venda dos materiais reciclados coletados vai diretamente para as cooperativas habilitadas.

E esse é o objetivo do Movimento Recicla Sampa, baseado em uma plataforma online de amplo conteúdo para orientar e informar os cidadãos que é preciso aumentar a quantidade de materiais reaproveitáveis e diminuir o volume dos resíduos enviados aos aterros sanitários da capital paulista. A nova ferramenta foi lançada na quinta-feira, dia 7 de fevereiro, no Centro Cultural São Paulo.

A ação é resultado da parceria entre a Loga e a EcoUrbis, concessionárias de limpeza urbana de São Paulo, e conta com o apoio institucional da Amlurb, responsável pela regulação dos contratos de limpeza. O Movimento atende a meta 24, do Plano de Metas da Prefeitura de São Paulo para 2020, que determina a redução, em quatro anos, de 500 mil toneladas de resíduos enviados aos aterros municipais.

No site do Movimento, será possível acessar os horários em que ocorrem as coletas por bairros e regiões da cidade, baixar materiais gráficos e tutoriais de como separar corretamente os resíduos e localizar os endereços dos pontos de coleta para descarte de itens como: óleo de cozinha, eletrônicos, eletrodomésticos, remédios, entre outros, a localização dos Pontos de Entrega Voluntária de Recicláveis, os Ecopontos espalhados pela cidade e muito mais.

A ferramenta é colaborativa e pode ser acessada pelo endereço: www.reciclasampa.com.br.

Facebook: @reciclasampa / Instagram: @reciclasampa / Youtube: Recicla Sampa

 



Topo