Histórias

Mandaqui comemora 131 anos com desafios e avanços

No dia 6 de outubro é celebrado o aniversário de 131 anos do Mandaqui, bairro fundamental para o desenvolvimento da zona norte. A região é lembrada por receber o Trem da Cantareira no inicio do século XX. Atualmente o que chama atenção na região  é sua excelente infraestrutura comercial que oferece uma boa qualidade de vida.

Próximo do bairro, as opções de lazer que mais destacam-se são o Horto Florestal, o Parque da Cantareira e o Parque da Juventude. O Mandaqui também está próximo de um importante centro de compras, o Santana Parque Shopping.

A região é muito lembrada por conta do Hospital do Mandaqui. Fundado em 1938, o complexo hospitalar foi fundamental no atendimento aos tuberculosos, mas que atualmente tem ganhado notoriedade pela falta de estrutura e da qualidade no atendimento. No entanto o Governo Estadual promete acabar com essa fama e reformar a unidade de saúde até 2020.

As características da verticalização do bairro e a formação da classe média alta surgiu em 1960, quando a casa dos Zumkeller, uma das famílias que eram donas da terra, foi substituída pelo prédio Conjunto dos Bancários e diversos prédios foram construídos. O nome Mandaqui descende do tupi-guarani, cujo termo Mandihy significa “rio dos bagres” e depois de anos ficou conhecido como Mandaqui.

Avenida Engenheiro Caetano Álvares

A principal zona de comércio e lazer do Mandaqui fica na Avenida Engenheiro Caetano Álvares. A via concentra lojas que oferecem qualquer produto ou serviço à população. Atualmente a Avenida é famosa por ser um dos points para happy hour da Capital Paulista, com opções de petiscos diversos, pizzas, esfihas, porções variadas, chope, açaí na tigela e sucos naturais.

A via liga Mandaqui aos bairros de Casa Verde e Imirim. Após sua revitalização em 2009, a Avenida passou a ser uma excelente opção de lazer para os moradores. Um exemplo disso é sua pista de caminhada no Canteiro Central, com 2,2 km, a área possui equipamentos de ginástica e diversos postes de iluminação.



Topo