Marcelo Segredo

Marcelo Segredo | Saúde financeira significa saúde integral

Qual a relação entre a alfabetização financeira e ansiedade? Organizar ganhos e gastos faz bem para a saúde. Estudos realizados no Japão comprovaram isso: o nível de conhecimento sobre finanças afeta diretamente o nível de ansiedade do indivíduo. Outros cientistas já tinham teorias sobre esse tema, mas essa pesquisa comprovou na prática que lições sobre economia e dinheiro trazem mais preparo psicológico.

E mais: mudanças sobre outros fatores sociais, econômicos e culturais não ajudaram a melhorar o índice de ansiedade significativamente. Mas mudar a relação com o dinheiro faz a grande diferença.

E eu com isso?

A alfabetização sobre finanças afeta o comportamento físico e mental de indivíduos e famílias. O resultado é visível nos exames médicos e pode ser melhor conhecido em peritofinanceiro.org.br/139-quando-a-saude-paga-a-conta.

Ter conhecimento financeiro é bem mais que organizar números e preencher planilhas. É ter noções sobre consumo consciente, juros abusivos, investimentos de alta performance, criação de riqueza e planejamento da aposentadoria. E, claro, saber livrar-se de dívidas.

Dívidas nocivas e dívidas mansas

Saber diferenciar uma dívida perigosa é crucial para a saúde físico-mental de qualquer cidadão. Identificar abusividades em cobranças indevidas de produtos bancários é uma qualidade básica para a saúde financeira. Uma conta de energia atrasada não implica em pagamento de juros altos. Mas atrasos em faturas de cartões, empréstimos, financiamentos e saldo negativo de cheque especial… E o que dizer então de financiamentos onde existe um bem como garantia, do tipo imóvel ou veículo?

E quem não foi preparado, o que pode fazer hoje?

Nunca é tarde para corrigir os caminhos e endireitar o rumo de sua vida financeira. Afinal, o que você faz com o dinheiro é o que faz com sua vida. Isso tem a ver diretamente com realizar seus projetos, concretiza sonhos, ter uma vida mais plena.

Para quem não recebeu educação financeira eficaz ou nunca se importou em colocar no papel os números que envolvem a própria vida, ainda dá tempo de planejar um final feliz.

Existe o serviço de Clínica Financeira, onde numa consulta básica são identificados os pontos-chave de problemas financeiros pessoais. E será prescrito um “tratamento” que vai curar dores e feridas. Um especialista com muita experiência e credibilidade vai ajudá-lo, acompanhando seu caso durante todo o processo. Até que a melhora ocorra.

Leve isso a sério, pois são apenas três medidas para um upgrade da saúde financeira: reduzir o valor das dívidas de forma rápida; planejar o que fazer exatamente para o equilíbrio financeiro; e pensar nos investimentos possíveis.

Agende, participe, comprove. Para perguntas e dúvidas, envie um e-mail para [email protected] ou ligue para 2971-1971.


marcelo-segredoConsultor financeiro, palestrante, ex-presidente da ONG ABC (Associação Brasileira do Consumidor), criador da “Clínica Financeira” e “Casamento & Negócios”, diretor presidente da Marcelo Segredo Assessoria Empresarial
Fone: 3360-2902
site: www.marcelosegredo.com.br
e-mail: [email protected]



Topo