::: Ana Cláudia Sacomani
Cresce o número de pessoas que atingem a terceira idade no Brasil. É nesta fase da vida que surgem alguns problemas de saúde relacionados à idade como artrite, artrose e reumatismo, doenças que atrapalham a mobilidade física das pessoas desta faixa etária.
No entanto, várias alternativas de tratamento podem ser encontradas para amenizar esses sintomas. O serviço de massoterapia é um deles, pois aumenta a qualidade de vida e bem-estar dos idosos.
A massagem geriátrica requer uma abordagem diferenciada principalmente por causa do envelhecimento estar associado a diversos problemas de saúde, que variam de acordo com a pessoa e o organismo de cada um. Neste caso, o profissional deve possuir habilidade e exige conhecimento das patologias associadas.
Enquanto alguns idosos tem um estilo de vida perfeitamente normal, saudável e ativo e podem usufruir da massagem como qualquer outro individuo, outros têm necessidades especiais.
Segundo especialistas, as massagens terapêuticas na terceira idade trazem muitas vantagens entre elas o aumento do bem-estar mental e físico, promovendo alívio das dores e tensões, provocadas pelo estresse do dia a dia, relaxamento muscular e diminuição dos sintomas ligados à depressão e ansiedade.
Efeitos benéficos
A grande maioria da população idosa é sedentária, tem problemas de artrose e circulação sanguínea, além de dificuldades de equilíbrio. Nestas situações a massagem promove: aumento da circulação sanguínea e linfática; alívio da dor; melhoria na respiração; redução do estresse e da ansiedade; diminuição das tensões musculares e atenuação das doenças como artrite e reumatismos.
foto: © Adam Gregor / Fotolia