Histórias

Mazzei: conheça a história do sobrenome presente em vias e bairros da Zona Norte

Assim como vários bairros da cidade de São Paulo, a Vila Mazzei nasceu pelas mãos de imigrantes europeus, responsáveis por transformar a região em uma importante via de comércio da Zona Norte. Fundada em 1912, a vila surgiu de loteamentos de terras do Tucuruvi, das quais os irmãos Manoel e Henrique Mazzei, mais conhecidos com os Irmãos Mazzei, eram mandatários.

Graças ao loteamento do distrito do Tucuruvi, proporcionado pelos irmãos e por demandas empresariais, o Sítio Lavrinhas, que abrangia um terreno de 500 mil metros quadrados, foi repartido em pequenos lotes. Com o crescimento do bairro e por conta dos loteamentos, a antiga Av. Amazonas – por conta do rio que por ali passava – passou a ser denominada como a Av. Mazzei que conhecemos hoje, pela influência de Manoel e Henrique.

Mas, foi em 1925, com a construção da Tramway Cantareira, que o bairro começou a andar em passos largos. O famoso Trem das Onze alavancou o nome da Vila Mazzei e sua avenida principal transformou-se em uma das mais importantes da Zona Norte. Graças aos irmãos Mazzei, em 1940 a região já contava com 17 vilas instaladas pela dupla, como a Nova Mazzei, Isolina Mazzei, entre outras.

Hoje, a Av. Mazzei é uma das principais vias de comércio da região do Tucuruvi, distrito que abriga as vilas citadas acima. São diversos serviços que levam ao morador da região a comodidade e facilidade tão almejadas. A via tem sua porção inicial próximo à Estação Tucuruvi do Metrô e termina no cruzamento com a Rua Manuel Gaya. Vários outros logradouros possuem o sobrenome Mazzei na região, evidenciando a importância desta família para a Zona Norte.

Clique AQUI e veja a página especial da edição impressa com todos os produtos, serviços e parceiros presentes na Avenida Mazzei!

fotos: Arquivo/Jornal SP Norte

Topo