Mitos e verdades sobre pets vira-latas

0
758

Ter um animal pet sempre foi sinônimo de amor e diversão, independente origem. Claro que existem algumas diferenças no comportamento de acordo com a raça de cada cãozinho ou gato, no entanto, isso não significa que um é melhor que o outro.

O problema é que, por conta da origem do pet – em especial dos cães – muitos acabam sendo abandonados ou não são escolhidos na hora da adoção. Na maioria dos casos, quem acaba nessa situação são os populares vira-latas, espécie sem raça definida (SRD).

Para acabar com essa discriminação de raças, separamos alguns mitos e verdades sobre o comportamento dos vira-latas, confira:

O vira-lata realmente não fica doente?

Verdade em partes.

Para entendermos melhor essa questão de doenças em cachorros, neste caso, em cães SRD, é preciso falar sobre Seleção Natural, a chamada “Lei do mais forte”.

Um animal que vive na rua precisa buscar diariamente o próprio alimento e lutar por sua sobrevivência. Ele acaba passando fome, frio, enfrenta maus-tratos e outras circunstâncias nem um pouco agradáveis.

Essa realidade é bem diferente para os pets que vivem em casa. É possível afirmar isso, pois eles recebem comida, água, abrigo, carinho e todo conforto necessário para o seu bem-estar. Isto é, não precisam enfrentar as dificuldades de se lutar por território ou comida.

Assim, é seguro dizer que os cães vira-latas são menos propensos a ter problemas hereditários, sim. Mas isso não quer dizer que os vira-latas nunca ficam doentes.

Vira-latas podem se alimentar de qualquer coisa

Mito.

A alimentação dos animais deve ser balanceada sempre, independentemente de ter ou não uma raça. A melhor forma de descobrir qual a alimentação é a mais adequada ao pet é por meio de uma conversa com o médico veterinário.

Cada vira-lata tem uma personalidade diferente

Verdade.

Apesar da raça proporcionar certa influência no comportamento do animal, a forma como ele é criado faz toda a diferença em seu comportamento. Então, pode-se dizer que cada cachorro terá a personalidade mais parecida com a de seu dono ou da forma que ele trata o pet.

Cães vira-latas não possuem padrões

Verdade.

Os animais SRD têm em sua genética várias características, sejam elas comportamentais ou físicas. Por isso é tão comum encontrarmos vira-latas de portes diferentes, de cores e de temperamentos diversos.

Os vira-latas vivem mais

Mito.

Não existem dados estatísticos que comprovem que o vira-lata vive mais que o que animal que possui alguma raça. Talvez esse mito tenha surgido do animal ser mais resistente à doenças, como foi citado acima.

*Com informações Vet Quality Centro

Foto: Divulgação