Gente que Faz

Molécoola faz troca de lixo reciclável por prêmios

Imagine recolhermos o lixo reciclável que produzimos em casa, como garrafas pet, caixas de leite, latinhas de refrigerante (que geralmente vão para a lata de lixo), e trocá-los por recarga de celular, voucher de Uber, crédito em bilhete único, cartão Google Play, além de brinquedos e produtos consumíveis?

Pois saiba que isso é possível por meio do Molécoola, um aplicativo que troca recicláveis por pontos de um programa de fidelidade.

São 50 prêmios à disposição para quem usa o serviço, e o funcionamento é simples: basta baixar o aplicativo, levar seus recicláveis limpos até um dos postos da Molécoola. Todo o lixo coletado é processado e pesado.

Em seguida, gera pontos cumulativos que são registrados no aplicativo do cliente, que pode acompanhar a situação dos pontos e resgatar a pontuação para obter benefícios.

A ideia da empresa é engajar as pessoas em torno de uma mentalidade sustentável, criando um ciclo de fidelidade ambiental que gere benefícios para as comunidades.

Em 2 meses, 9 toneladas recolhidas na unidade Center Norte

A startup que trabalha com logística reversa de recicláveis pós-consumo foi planejada em 2017, e desde setembro desse ano, a Molécoola está presente no Shopping Center Norte. Em pouco mais de dois meses, essa parceria já deu ótimos resultados e foi responsável por recolher aproximadamente nove toneladas de resíduos recicláveis.

Esse volume representou, na prática, cerca de 11 mil caixas de papelão, 24 mil latas de alumínio e de aço, 27 mil garrafas PET, 18 mil garrafas de produtos de limpeza, 7 mil garrafas de vidro e 3 mil equipamentos eletrônicos que foram destinados corretamente nesse período.

Segundo Rodrigo Jobim, fundador do Molécoola, a expectativa é aumentar cada vez mais o volume recebido, para que cada vez mais resíduos tenham o destino correto.

Como parte do Programa Elo do Center Norte, cujo objetivo é engajar pessoas às práticas que visam contribuir para um mundo mais sustentável, a loja da Molécoola está localizada no estacionamento C e funciona entre segundas e sábados, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h.

Saiba o que pode ser entregue nos pontos do Molécoola (os materiais devem estar limpos):

– Embalagens de plástico, garrafas de água e de refrigerante, embalagens de manteiga e margarina, sacos plásticos, frascos de cosméticos e material de limpeza;

– Embalagens de aço e alumínio, como latinhas de refrigerante e cerveja, latas de aerossol vazias;

– Embalagens cartonadas para líquidos, como as caixas de leite, suco e polpa de tomate;

– Embalagens de vidro, garrafas de cerveja, garrafas de suco.

Mais informações em no site da Molecoola ou nas redes sociais, em @molecoolaoficial.



Topo