Movimento estudantil pede adiamento do Enem

0
439

Por conta da quarentena pelo Brasil inteiro, as escolas públicas e privadas fecharam as portas. Para compensar a falta das aulas, muitas cidades e estados estão realizando atividades em modelo EaD (Ensino a Distância).

Apesar de ser o único modelo de ensino possível neste momento, o EaD não garante acesso ao conteúdo didático para todos os estudantes, pois muitas famílias não possuem internet ou computador em casa, além de todos os outros problemas famíliares que podem atrapalhar o estudo.

Em razão desta dificuldade, muitos estudantes de ensino médio e de cursinhos populares estão promovendo uma petição na internet chamada “Sem Aula, Sem Enem“. Segundo o site, 4635 escolas estão mobilizadas pelo adiamento do Enem de 2020.

Apoiando este movimento, reitores de universidades e instituto federais divulgaram uma carta em que pede a suspensão da realização da prova. O documento foi entregue nesta quinta-feira (14) para a Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC).

No entanto, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, reafirmou na tarde de hoje (14) que o Exame será realizado em novembro, apesar dos pedidos de especialistas. No entanto, parlamentares discutem levar essa dicussão para votação na Câmara Federal.

Na última quarta-feira (13), o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) declarou que o Enem pode ser adiado “um pouco”, mas que precisa ser realizado ainda em 2020. Segundo Bolsonaro: “Estou conversado com o Weintraub [Ministro da Educação]. Se for o caso, atrasa um pouco, mas tem que ser aplicado esse ano”.

No mesmo dia, o ministro Gurgel de Faria decidiu que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou o pedido da UNE (União Nacional dos Estudantes) e Ubes (União Brasileira de Estudantes Secundaristas) de suspender a realização da prova.

Agenda do Enem 2020

Até o momento, o Enem está marcado para os dias 1º e 8 de novembro, dois domingos. A inscrição vai até o dia 22 de maio, sexta-feira.

Este é o primeiro ano que será aplicado o exame em formato digital. A prova neste formato acontecerá nos dias 11 e 18 de outubro. Vale destacar que a versão on-line será uma opção ao candidato no momento da inscrição. A expectativa do governo federal é, gradativamente, tornar o Enem 100% digital até 2026.