Marcelo Segredo

Marcelo Segredo | Mulheres no controle

Aonde você está, e aonde você quer chegar?

Esse artigo foi pensado para mulheres, mas os homens também devem ler, não podem ficar de fora.

Não sei se você sabe, mas as mulheres vivem em média sete anos a mais que os homens.

Com os avanços tecnológicos da ciência e da medicina, e com a mudança comportamental das pessoas buscando qualidade em tudo, a expectativa de vida do brasileiro vem subindo cada vez mais.

A mulher de hoje e do amanhã é totalmente diferente da mulher de algumas décadas atrás, educada para cuidar da casa e dos filhos. A mulher atual é mais independente, e cada vez mais busca seu espaço. E uma das coisas que pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso dessa evolução são as finanças.

Qual cor você prefere: Vermelho ou Azul?

Farei uma pergunta bem direta: será que as mulheres estão preparadas para uma vida financeira equilibrada, após ficarem viúvas ou separadas?

Acontece que qualidade de vida custa dinheiro, e planejar-se é a única forma para não perdê-la.

Historicamente as finanças familiares sempre ficaram por conta dos homens, do chefe da casa, porém na última década isso mudou. não é só no mercado de trabalho que as mulheres ganharam mais espaço, mas também na administração das finanças familiares. A mulher é muito mais sensível e ponderada, além de saber investir melhor, já que é  mais disciplinada, e possui maior visão de longo prazo.  Essas qualidades ajudam muito ao lidar com o dinheiro.

Tenho percebido que nas famílias onde as finanças são gerenciadas  por mulheres existe menos estresse e mais tranquilidade.

MULHERES PRECISAM DOMINAR AS FINANÇAS DA FAMÍLIA

Nos casos em que o dinheiro da família é gerenciado somente pelo parceiro, quando ele falece ou desaparece, a mulher perde qualidade de vida. você não pode ter essa dependência total do companheiro, você precisa estar a par de tudo, compartilhar, estar preparada.

APRENDENDO A PLANEJAR

A administração e o planejamento das finanças familiares não são complicados, mas requerem atenção e disciplina. a receita é deixar a acomodação de lado e colocar as mãos na massa. esse contato mais íntimo permitirá correções de alguns hábitos nocivos à saúde financeira, como o consumo por impulso. aprenderá a tomar decisões mais inteligentes quanto ao uso do dinheiro, já que toda escolha tem um custo, e os recursos são finitos. assim, sem um planejamento adequado fica difícil saber onde você está, e aonde quer chegar.

a mulher tem o habito de pensar em todos, esposo, filhos, e acaba se esquecendo de pensar no seu futuro. a vida nos traz surpresas a todo instante, algumas agradáveis e outras nem tanto, e você precisa estar preparada.

PLANEJAMENTO + POUPANÇA = QUALIDADE DE VIDA

Essa é a fórmula matemática que você precisa aprender e usar pelo resto da sua vida, e envolver toda a família nisso é o passo determinante para o sucesso. ao contrário dos recursos, as vantagens são infinitas. com o dinheiro da família bem administrado, nota-se claramente uma grande melhora no convívio familiar, passa a existir mais diálogo, menos discussões, mais viagens e mais sonhos são compartilhados por todos.

 


marcelo-segredoConsultor financeiro, palestrante, ex-presidente da ONG ABC (Associação Brasileira do Consumidor), criador da “Clínica Financeira” e “Casamento & Negócios”, diretor presidente da Marcelo Segredo Assessoria Empresarial
Fone: 3360-2902
site: www.marcelosegredo.com.br
e-mail: marcelo@marcelosegredo.com.br



Topo