::: Bruno Viterbo
A Amazônia brasileira é conhecida por sua imensidão de florestas verdes. Sua fauna e flora são as mais diversificadas do mundo, com visual exuberante e, muitas vezes, isolada da civilização.
Mas o mundo é grande e paisagens exóticas e exuberantes não faltam. Uma floresta diferente pode ser encontrada na Ilha de Madagascar, no Continente Africano.
Terra de diversidade cultural e natural, a África conta com visuais deslumbrantes e Madagascar não foge à regra. A Ilha ganhou fama por sua fauna e flora, desenvolvidas em total isolamento do resto do mundo. O local tornou-se um paraíso natural singular, e a Floresta de Tsingy é algo provavelmente único no planeta.
Essa floresta “diferente” não é como a que vemos na Amazônia. No lugar de árvores, pedras.
A Reserva Natural Integral do Tsingy de Bemaraha é conhecida mundialmente como “floresta de pedra”. O visual encanta turistas de todo o mundo, com rochas pontiagudas que brotam do solo, tal como as árvores. O visual do alto é inigualável, e a impressão de ser uma grande floresta de pedra é inevitável.
Algumas das formações rochosas atingem até 120 metros de altura, esculpidas pela erosão do vento e da chuva, por milhares de anos. Tsingy tem área de 1,5 mil quilômetros quadrados. Uma imensidão de pilares formados por rocha calcária, em um labirinto de cavernas e pedras pontiagudas. A floresta de pedra é Patrimônio Mundial da Unesco, desde 1990.
Em virtude da formação rochosa, a fauna e a flora contam com poucas espécies. Quem se arriscou a se adaptar no ambiente hostil foram os lêmures (primatas parecidos com os macacos) e algumas aves.
O local sofre inundações constantes, por conta das fortes chuvas que atingem a região. O formato pontiagudo das rochas inviabiliza totalmente o trajeto, pois muitas vezes não há o espaço necessário para caminhar firme entre as bases das pedras.
Por outro lado, o local é praticamente intocável, há mais de 2 mil anos, revelando uma das poucas belezas naturais do mundo que não sofrem a interferência humana.
foto: jalvarezg / Fotolia