Saúde

Novembro Azul: Os cuidados contra o Câncer de próstata

Depois de um mês dedicado à campanha de prevenção do câncer de mama, o mês de novembro chegou promovendo a campanha voltada para o público masculino, o Novembro Azul. A campanha alerta sobre os riscos do Câncer de próstata e de como prevenir a doença.

Vale destacar que esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele, segundo o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).

A identificação da doença é um dos principais problemas para o tratamento, isso porque os sintomas apenas manifestam-se quando o câncer está em estágio avançado, o que resulta numa menor chance de cura. Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, em casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.

A principal maneira de se prevenir da doença é realizando o “exame do toque retal”, no qual o médico consegue identificar as anomalias da próstata. No entanto, infelizmente esse exame preventivo ainda enfrenta muita resistência  devido ao preconceito de muitos homens. Por conta disso, é bom destacar que o procedimento do exame dura segundos, é praticamente indolor e não afeta em nada a masculinidade do homem.

Prevenção

Vale destacar que a prevenção é a melhor maneira de evitar qualquer problema de saúde futuro, por isso, adotar hábitos saudáveis é fundamenta para diminuir os riscos de várias doenças. confira algumas dicas:

  • Manter uma alimentação saudável e equilibrada;
  • Não fumar.
  • Identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol
  • Manter um peso saudável;
  • Praticar regularmente atividades físicas.

História

A campanha começou em 2003, na Austrália, quando um grupo de amigos tiveram a ideia de deixar o bigode crescer com o objetivo de chamar a atenção para a saúde masculina. Inicialmente um grupo de 30 homens aceitou a proposta, com passar o tempo o movimento cresceu e atua hoje atua em mais de 20 países.



Topo