Cinema

O crescimento do cinema brasileiro

O cinema é uma das mais importantes artes do mundo, sendo também uma indústria que movimenta bilhões de dólares. Isso acontece porque o cinema tem uma língua universal e está presente na vida de todas as pessoas, de uma forma ou de outra. Quando um filme é lançado nos Estados Unidos, ele logo estará espalhado ao redor do globo. O cinema foi e ainda é uma das grandes propagandas do modo de vida americano, e o qual transformou os Estados Unidos em uma potência cultural.

O Brasil, por outro lado, nunca teve uma grande indústria cinematográfica, quando comparado com os Estados Unidos e Hollywood, ou ainda Índia e Bollywood e Nigéria e Nollywood. Vale destacar que a economia desses dois últimos países se assemelham com a do Brasil, mas o cinema sempre foi muito mais valorizado neles do que no nosso país. O cinema brasileiro sempre enfrentou uma grande competição nas bilheterias com os filmes americanos, mas agora com os serviços de streaming há mais chances para que produções brasileiras se destaquem, como tem acontecido.

Mais recentemente, o cinema brasileiro tem crescido e isso está relacionado com surgimento de serviços de streaming, tal como o Netflix e o Amazon Prime, em destaque. Hoje, essas plataformas dão oportunidades para diferentes países desenvolverem suas produções cinematográficas. Uma das séries brasileiras de maior sucesso é a 3%. O Netflix apontou a série como uma das mais influentes entre as de outra língua que não é inglês. Ou seja, isso mostra a capacidade da indústria audiovisual no Brasil.

Há vários filmes brasileiros que se tornaram clássicos dentro da história da sétima arte e qual todos os entusiastas devem ver pelo menos uma vez, entre esses filmes estão: Cidade de Deus, Tropa de Elite, ambos disponíveis no Netflix, e Carandiru. Essas são produções de alto padrão de qualidade e também com temáticas ao mesmo tempo que brasileiras, universais.

Em uma matéria no Adoro Cinema foi apontado os filmes que mais fizeram sucesso no Brasil até o momento em 2019, entre eles estão: Homem-Aranha no Aranhaverso, Aquaman, Vingadores – Ultimato, Capitã Marvel, e também o brasileiro Minha Vida em Marte, o qual teve um destaque importante na bilheteria. A super estrela teen Maisa Silva também tem bastante sucesso nas telonas, isso graças ao seu sucesso na internet. Ela foi considerada a adolescente mais influente do mundo.

Além disso, alguns dos atores e atrizes brasileiros também ganham notoriedade fora do Brasil. Da atualidade podemos cita Rodrigo Santoro, Alice Braga e Wagner Moura. Santoro fez vários filmes em Hollywood, os quais se destacam: 300 e O que esperar quando se está esperando. Já Braga tem o papel principal em um série americana desde 2016 que está indo para a quarta temporada chamada Queen of the South. Por fim, Moura ficou famoso no mundo todo por causa da série Narcos no Netflix, o qual atuou com o papel de destaque.

Ou seja, há novas oportunidades para o cinema brasileiro se destacar n esse novo modelo de mercado, com a internet como principal aliada. Vamos aguardar para ver quais serão os próximos passos.

Conteúdo informativo



Topo