Cinema

O Primeiro Homem: filme mostra história do pioneiro a pisar na Lua

O cinema a-do-ra uma aventura espacial. Desde os clássicos Star Wars até os recentes sucessos, mais “realistas”, como Gravidade, Interestelar ou Perdido em Marte, as telonas são invadidas por várias viagens entre as estrelas. Mas faltava uma delas – e importantíssima.

Estreia na próxima quinta-feira (18/10) O Primeiro Homem, com o astro Ryan Gosling no papel do astronauta Neil Armstrong, o pioneiro a pisar na Lua. Naquela viagem ao satélite da Terra, Armstrong virou a página da história ao dar os primeiros passos na Lua depois de descer da missão Apollo 11, em 20 de julho de 1969. E, como o leitor já deve ter ouvido falar, dizem até que é lenda ou montagem… Alerta de mentira ou teoria da conspiração detectada!

O filme mostra a vida de Neil Armstrong e seus desafios para comandar a primeira missão espacial à Lua. Entre custos e sacrifícios, o filme também aborda a questão americana diante da jornada espacial, já que trazia riscos e perigos.

As primeiras críticas ao longa dirigido pelo jovem Damien Chazelle (premiado com o Oscar de Melhor Diretor em 2017 por La La Land) são elogiosas. A inspiração em outros longas espaciais, a viagem às estrelas vistas por nossa imaginação, imagens ora delicadas ora claustrofóbicas, ou sons impactantes que mostram as espaçonaves como perigosos e barulhentos tubos metálicos (longe das “maravilhas tecnológicas” as quais estamos acostumados) são alguns dos destaques na crítica internacional.

A atuação de Gosling no papel do protagonista também é comemorada: contido e discreto, mas entregando o drama de um personagem que vive as emoções e angústias de liderar uma missão pioneira e que redefiniria a história do mundo.

O filme é baseado na biografia de Neil Armstrong, escrita por James Hansen. Ainda no elenco, Claire Foy (Janet Armstrong) e Jason Clarke (Ed White, vizinho do astronauta). Confira o trailer:



Topo