Acontece

Ônibus da Cultura percorre diversos bairros da cidade com programação gratuita

“Em vez de esperar em casa pelo seu público, vai em busca do seu público onde ele estiver”. Com estas palavras, na década de 1930, o escritor e primeiro diretor do Departamento de Cultura da cidade de São Paulo, Mário de Andrade, justificou ao então Prefeito Fábio Prado a necessidade de implantar uma unidade móvel para levar livros à população.

Com a doação de uma caminhonete-biblioteca construída e doada pela Ford, nasceu a primeira Biblioteca Circulante, que passou a visitar periodicamente lugares como o Largo da Concórdia, Jardim da Luz e a Praça da República, proporcionando aos frequentadores o contato com os livros.

Anos se passaram e o serviço da biblioteca circulante foi interrompido e retomado por diversas vezes, mudando de nomenclatura e sendo readaptado a cada gestão municipal.

Em 2015, o Ônibus Biblioteca contava com doze ônibus e 72 locais de atendimento (roteiros), sendo 18 na zona norte. Em cada veículo, havia um acervo de quatro mil itens, entre livros, revistas, gibis, mangás e jornais, para crianças, jovens e adultos.

Em 2016 o serviço do ônibus foi interrompido temporariamente e o retorno de suas atividades aconteceu agora na quarta-feira (19/12) como Ônibus da Cultura, administrado pela Secretaria Municipal de Cultura.

Neste novo formato, o ônibus cumpre 12 roteiros regulares, fica em um determinado local a cada duas semanas, para que as pessoas possam se acostumar com a oferta de atividades culturais sempre no mesmo local. A ideia é que o público desenvolva o hábito pela leitura.

Segundo a Prefeitura, a ideia é ampliar o escopo de atuação do projeto porque os locais selecionados para recebê-lo são carentes de espaços culturais como um todo, não somente de bibliotecas, oferecendo livros e programação cultural regular.

Entre as atividades programadas para janeiro, estão a contação de histórias Quem é Essa Pessoa?, intervenção itinerante que aborda as diferentes “personalidades literárias” ou heterônimos de Fernando Pessoa; e o show Malasartes, em que um trio musical aborda passagens de livros de diversos autores, que vão dos irmãos Grimm a Ariano Suassuna.

Confira a programação na zona norte. O horário de funcionamento do Ônibus da Cultura é das 10h às 16h.

Jaçanã/Tremembé
Rua São Geraldino, 222 – Vila Constança
Quem é essa pessoa?: 8/1 (terça-feira) às 12h30

Freguesia/Brasilândia
Praça Luiz José Junqueira Freire, 576 (atrás do Sacolão Freguesia do Ó) – Vila Penteado
Malasartes: 15/1 (terça-feira) às 12h30



Topo