Ônibus da Cultura percorre diversos bairros da cidade com programação gratuita

0
4358

“Em vez de esperar em casa pelo seu público, vai em busca do seu público onde ele estiver”. Com estas palavras, na década de 1930, o escritor e primeiro diretor do Departamento de Cultura da cidade de São Paulo, Mário de Andrade, justificou ao então Prefeito Fábio Prado a necessidade de implantar uma unidade móvel para levar livros à população.

Com a doação de uma caminhonete-biblioteca construída e doada pela Ford, nasceu a primeira Biblioteca Circulante, que passou a visitar periodicamente lugares como o Largo da Concórdia, Jardim da Luz e a Praça da República, proporcionando aos frequentadores o contato com os livros.

Anos se passaram e o serviço da biblioteca circulante foi interrompido e retomado por diversas vezes, mudando de nomenclatura e sendo readaptado a cada gestão municipal.

Em 2015, o Ônibus Biblioteca contava com doze ônibus e 72 locais de atendimento (roteiros), sendo 18 na zona norte. Em cada veículo, havia um acervo de quatro mil itens, entre livros, revistas, gibis, mangás e jornais, para crianças, jovens e adultos.

Em 2016 o serviço do ônibus foi interrompido temporariamente e o retorno de suas atividades aconteceu agora na quarta-feira (19/12) como Ônibus da Cultura, administrado pela Secretaria Municipal de Cultura.

Neste novo formato, o ônibus cumpre 12 roteiros regulares, fica em um determinado local a cada duas semanas, para que as pessoas possam se acostumar com a oferta de atividades culturais sempre no mesmo local. A ideia é que o público desenvolva o hábito pela leitura.

Segundo a Prefeitura, a ideia é ampliar o escopo de atuação do projeto porque os locais selecionados para recebê-lo são carentes de espaços culturais como um todo, não somente de bibliotecas, oferecendo livros e programação cultural regular.

Entre as atividades programadas para janeiro, estão a contação de histórias Quem é Essa Pessoa?, intervenção itinerante que aborda as diferentes “personalidades literárias” ou heterônimos de Fernando Pessoa; e o show Malasartes, em que um trio musical aborda passagens de livros de diversos autores, que vão dos irmãos Grimm a Ariano Suassuna.

Confira a programação na zona norte. O horário de funcionamento do Ônibus da Cultura é das 10h às 16h.

Jaçanã/Tremembé
Rua São Geraldino, 222 – Vila Constança
Quem é essa pessoa?: 8/1 (terça-feira) às 12h30

Freguesia/Brasilândia
Praça Luiz José Junqueira Freire, 576 (atrás do Sacolão Freguesia do Ó) – Vila Penteado
Malasartes: 15/1 (terça-feira) às 12h30