Tecnologia

Orkut dá dicas para usar as redes sociais de forma mais saudável

Orkut Buyukkokten – fundador do orkut.com e da rede social hello – esteve no Brasil recentemente em palestras para universitários e executivos em São Paulo.

O ano de 2018 trouxe à tona o questionamento de como podemos usar as redes sociais de forma mais saudável. Confira algumas dicas do engenheiro fundador do orkut.com, primeira rede social que engajou brasileiros:

 

Não se compare

Embora as mídias sociais nos convidem a compartilhar momentos, os feeds de notícias viraram uma grande rede de autopromoção. Há uma disputa por mostrar o relacionamento mais feliz, o emprego mais bacana, ou a viagem mais descolada.

A dica é evitar comparações, celebre o sucesso dos amigos, mas lembre-se que essa é apenas uma amostra da vida deles.

 

Construa uma reputação

As redes sociais estão bombardeadas de fake news e ficou difícil distinguir o que é verdadeiro do que é falso. Publicar conteúdo de qualidade ajuda a construir uma reputação sólida e uma boa rede de relacionamento. É por meio da sua reputação que as pessoas confiam na veracidade do que você posta. Pesquise em fontes seguras antes de postar alguma notícia!

 

Não desapareça da vida das pessoas

Começar a falar com alguém e depois desaparecer já é visto como algo até comum na internet, o chamado “ghosting”. No entanto, essa conduta não deveria ser uma prática, pois não é educada e nem gentil. Para criarmos um ambiente mais saudável precisamos ser mais responsáveis com quem nos relacionamos. Se não seria de bom tom fazer isso pessoalmente, por que fazemos no mundo virtual?

A dica é aparecer mesmo que seja apenas para dizer olá. Comece e termine seu dia conectando-se a três pessoas.

 

O poder de mudar o mundo

Para finalizar, Orkut alerta que as redes sociais têm potencial de mudar o mundo e toda essa mudança começa conosco, pois nós temos o poder de mudar a nós mesmos para o melhor! Com conexões autênticas, olhando nos olhos e no coração, e principalmente propagando a verdade.



Topo