Mulher

Os desafios da mãe moderna

Ter filhos é uma das mais fascinantes experiências da vida de uma mulher. Mas, convenhamos, ser mãe nos dias de hoje não é nada fácil. Pelo contrário. Ser mãe atualmente significa lidar com muitas situações que as genitoras do passado não enfrentavam. Cada vez mais polivalente, a mulher de hoje é mãe, profissional e ainda cuida de sua beleza e autoestima.

Atualmente, muitas podem escolher o momento de engravidar e existe a opção de planejar o número de filhos e tantas outras facilidades que a modernidade também traz.

O desafio é atuar em tantas frentes e ter diversas responsabilidades, o que, por vezes, sobrecarrega e traz dificuldades. Além da casa, marido, filhos, elas estão cada vez mais no poder e têm o dom de se desdobrar em vários papéis, até mesmo manter uma rotina intensa no mundo dos negócios.

O primeiro desafio, então, é lidar com o sentimento de culpa. A divisão entre a maternidade e vida de profissional faz com que ela se sinta incompleta em alguma das funções que exerce.

Portanto, administrar o tempo é fundamental para conciliar a vida de mãe e profissional. A questão é diferenciar o que é realmente importante do que é urgente, estabelecendo prioridades e delegando quando for preciso. Uma forma prática de fazer isso é organizar o dia em blocos. Por fim, é essencial que a mulher delegue funções quando se sentir sobrecarregada, pedindo, por exemplo, auxílio às pessoas próximas ou ao companheiro. Para muitas mulheres, incumbir uma tarefa a alguém é desafiador, pois significa permitir que o outro faça algo de que não dá conta.

Outra orientação é o planejamento. Nunca é demais manter a organização principalmente dos afazeres, além de encontrar um tempinho no sábado e no domingo para planejar o restante da semana.

Como ninguém é de ferro, as mamães também precisam relaxar e descansar. Pequenas atitudes que elas podem incorporar no cotidiano para ter mais qualidade de vida e desestressar. Praticar bons hábitos pode fazer toda a diferença. E não se esquecer, à noite, de desligar os eletrônicos e a TV para conversar e estreitar os laços com a família.

Ter um tempo para cuidar de si mesma também é fundamental. Afinal, se a mamãe estiver bem consigo, esse bem-estar reflete na família toda, criando a harmonia e o equilíbrio no seio familiar.



Topo