Saúde

Outubro Rosa: campanha de prevenção ao câncer de mama levanta sua bandeira em São Paulo

Atualmente, o câncer de mama é o tumor que mais atinge as mulheres ao redor do mundo. De acordo com a estimativa do Instituto Nacional de Câncer, em 2016 eram previstos cerca de 60 mil novos casos, contabilizando um total de 15 mil mortes. Por isso, para alertar as mulheres sobre a importância da prevenção, foi instituído no dia 19 de outubro o Dia Internacional de Câncer de Mama, que deu luz à campanha Outubro Rosa.

Segundo especialistas, atentar-se à prevenção realizando exames precoces podem salvar vidas, principalmente de mulheres entre 50 e 70 anos. O risco de contrair o tumor entre mulheres que tiverem filhos depois dos 30 anos também é maior, além das que fizeram uso de anticoncepcionais desde jovem, menstruaram cedo, possuem parentes de primeiro grau com a doença, ou que utilizam da terapia de reposição hormonal após a menopausa, que também estão mais vulneráveis.

Já o tratamento começa pelo autoexame, um exercício que, de acordo com médicos, incentiva a mulher conhecer o próprio corpo. Nesta etapa, é de extrema importância passar por consultas clínicas e acompanhamento médico anualmente, para identificar irregularidades.

Confirmada a presença da anomalia, o tratamento na maior parte dos casos é cirúrgico e depende do tamanho do tumor. Descobrir a doença precocemente faz grande diferença se for necessária intervenção cirúrgica, pois é o estágio que o tumor está que vai definir se será preciso realizar a quimioterapia após a cirurgia. O tratamento, na maior parte dos casos, sujeita as pacientes a passarem por procedimentos que muitas vezes são doloridos e sofridos.

Outubro Rosa na Zona Norte

Na região, para promover a campanha, a Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRSN) também realizará diversas atividades. Na Casa Verde, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vão participar da campanha, distribuindo folders informativos, expondo cartazes e promovendo o debate sobre o tema, por meio dos grupos do Mutirão de Papanicolau e do evento Dia da Beleza.

Já na Freguesia do Ó, as UBSs da região realizarão palestras e orientações sobre sexualidade, doenças transmissíveis e cuidados com o corpo, além de incentivar a prática de exercícios por meio de caminhadas e atividades físicas, e intensificar os exames de mamografia durante o mês.

O Distrito de Santana terá rodas de conversa, orientações e palestras sobre temas como assédio sexual, com foco na prevenção do câncer. Também serão promovidas aulas de dança, maquiagem, manicure e sobrancelha e um piquenique na UBS Lauzane. A UBS Flor também vai participar organizando passeatas pelo bairro.

Em Vila Maria, as UBSs estarão enfeitadas de rosa para remeter os cidadãos à campanha. Também serão distribuídos kits de produtos relacionados à causa. Confira abaixo a programação completa das ações na região:

CASA VERDE

UBS Walter Elias
Grupo sobre saúde da mulher, com ênfase na prevenção ao câncer de mama e grupo sobre prevenção do câncer do colo uterino e coleta de Papanicolau.

AMA/UBS Integrada Vila Barbosa
Palestras, dança circular, lian gong, roda de conversa e alongamento.

UBS Dona Adelaide Lopes
Minuto Mulher, palestras educativas nos grupos já existentes na UBS sobre prevenção do câncer de mama com ênfase no autoexame das mamas e breve relato sobre a doença e Grupo de Mamografia.

UBS Vila Dionísia
Entrega de folders e lembrancinhas, estande para fornecer orientações nutricionais e sociais, grupo de planejamento familiar, orientação sobre DST com teste rápido de HIV/Sífilis, apresentação referente a câncer de mama e cervical no dia D e semanal para pacientes que aguardam na sala de espera e grupo de artesanato.

UBS Casa Verde
Orientação na sala de espera sobre câncer de mama e importância da prevenção, através do autoexame.

UBS Massagista Mário Américo
Palestras com a enfermagem e atividades com A T.O.

UBS Vila Espanhola
Grupo na sala de espera sobre a importância da prevenção e realização do exame de Papanicolau e autoexame de mamas.

UBS Vila Santa Maria
Grupo com palestra sobre prevenção e cuidados sobre mama e colo de útero, mutirão de coleta de Papanicolau e mama, maquiagem com consultoras e massagem.

UBS Dionisia 2
Grupos de orientação sobre mamografia e Papanicolau.

 

FREGUESIA DO Ó

UBS Jd. Ladeira Rosa
Orientação sobre sexualidade e cuidados com o corpo.

UBS Augusto Galvão
Busca para Mulheres com exames Citológicos (Papanicolau) não realizados há mais de três anos ou que nunca fizeram, coletas de exames citológicos, guias de Mamografias, Teste Rápido de HIV/Sífilis, Vacinas HPVMeningocócico C Hepatite BSarampo /Caxumba e Rubéola, momento beleza, zumba, palestras.

UBS Brasilândia
Roda de Conversa: Saúde da Mulher e Assédio (Físico e Verbal) e palestra na sala de espera sobre alimentação saudável para mulheres.

CR DST/AIDS Nossa Senhora do Ó
Café da manhã, roda de conversa sobre conscientização e importância do autoexame, consulta regular com ginecologista para exames preventivos, orientação sobre disponibilidade da vacina HPV para pacientes HIV + Até 26 anos, distribuição de brinde.

UBS Vila Progresso
Palestra sobre autoexame de mama.

AMA/UBS Vila Palmeiras
Roda de conversa, autoexame e câncer de mama.

AMA/UBS Integrada Jardim Paulistano
Coleta de Papanicolau, solicitação de mamografia, orientações sobre saúde da mulher, cuidados para a autoestima e beleza.

UBS Vila Ramos
Grupos educativos, apresentação do Coral, caminhada de prevenção, Mutirão de Papanicolau.

UBS Jardim Vista Alegre
Grupo de mulheres, consultas de enfermagem para resultados de exames.

UBS Vila Penteado
Palestra e ações de autocuidado, intensificação das coletas de Papanicolau.

UBS Cruz das Almas
Oferta de coleta de citologia, grupos de sala de espera sobre prevenção de câncer de útero, confecção de lembrancinhas e roda de conversa sobre o câncer de colo uterino e mamário.

UBS Vila Terezinha
Palestra sobre autoexame e mutirão de Papanicolau com consultas e teste rápido.

UBS Jd. Guanabara
Sensibilização e orientação do autoexame e DST nos grupos de Papanicolau.

UBS Jd. Guarani
Coleta de exame de Papanicolau e mamografia.

SANTANA

AE Tucuruvi
Roda de conversa sobre qualidade de vida, discussão sobre assédio sexual, prevenção doenças transmissíveis, saúde população negra.

UBS Jaçanã
Café da manhã e orientações sobre saúde da mulher nos grupos.

AMA/UBS Lauzane
Orientação sobre câncer de mama, direitos da mulher com câncer, aula de dança, dia da beleza, Mutirão de Papanicolau e piquenique.

UBS Conjunto dos Ipês
Palestras educativas e orientações sobre autoexame.

UBS Mariquinha Sciascia
Bingo da mulher: abordando temas relacionados à saúde da mulher, com foco principal na prevenção do câncer de mama.

UBS Vila Nova Galvão
Orientação sobre câncer de mama em sala de espera, solicitação de mamografia, Mutirão de Papanicolau, tratamento de beleza.

AMA /UBS Wamberto Dias da Costa
Palestra sobre prevenção do câncer de mama e do colo de útero no Acolhimento.

UBS Flor de Maio
Passeata na comunidade levando informações sobre o câncer de mama, finalizando com uma palestra sobre o tema, com café da manhã.

 

PERUS

UBS Vila Caiuba
Mutirão para coleta Papanicolau e pedido de mamografia, palestra educativa sobre saúde da mulher, câncer de mama e colo uterino.

UBS Recanto dos Humildes
Mutirão de Papanicolau, ações de prevenção e promoção contra câncer de mama e câncer do colo do útero.

AMA/UBS Perus
Palestras educativas para mulheres, com foco na prevenção do câncer de mama e do colo uterino.

 

PIRITUBA

UBS Santo Elias
Coleta de lenços para mulheres que fazem quimioterapia, roda de conversa sobre o câncer de mama e promoção da saúde feminina, atividade lúdica visando sensibilização contra o câncer de mama, intensificação da coleta de Papanicolau, solicitação de mamografia e orientação sobre o câncer de mama.

UBS Moinho Velho
Coleta de Papanicolau, orientações sobre o câncer de mama e saúde bucal, consulta médica e arrecadação de lenços para doação para as mulheres em tratamento de câncer de mama.

UBS Vila Zatt
Sensibilização sobre prevenção do câncer de Mama nos grupos de terapia corporal e da gestante.

UBS Chácara Inglesa
Palestra de conscientização no grupo de psicologia e tabagismo, dança circular e oficina de fuxico.

VILA MARIA

UBS Isolina Mazzei
Atividade física – Caminhada da Saúde, orientação, realização de oficina educativa, quiz, sensibilização e entrega de brindes temáticos.

UBS Vila Leonor
Mutirão de Coleta de Citologia Oncótica, orientação sobre autoexame das Mamas, prevenções de DST, orientação sobre saúde da mulher e Dia do Cuidado com a Mulher.

UBS Luiz Paulo Gnecco
Realização de palestras abordando a prevenção do câncer de mama e do colo cervical, entrega de folder e lembrancinha, Mutirão de Papanicolau e solicitação de mamografias.

UBS Jardim Brasil
Palestras Informativas sobre autoexame da mama, auto-higiene, importância do acompanhamento ginecológico e realizações de exames anuais, dúvidas e esclarecimentos de medicações contraceptivas, avaliação odontológica, realização de exames e apresentação do Coral dos colaboradores da AMA/UBS Jd Brasil “Outubro Rosa das Poderosas”.

UBS Carandiru
Palestra educativa em salas de espera, abordando a saúde da mulher.

UBS Vila Ede
Palestras a respeito dos exames preventivos, esclarecimento sobre métodos contraceptivos, DST e teste rápido (HIV/SÍFILIS).

UBS Vila Sabrina
Realização de orientações sobre prevenção do câncer de mama e do colo uterino, importância da coleta de exames preventivos e distribuição de kits com adereços femininos, folders, preservativos masculinos e femininos.

UBSI Vila Guilherme
Realização de palestras, orientações nos grupos das unidades, rodas de conversa e caminhada rosa, cartazes de orientação e mural de fotos, distribuição de folders e kits com preservativos e lubrificantes e Dia da Beleza.

fonte: CRS-Norte
fotos: Pixabay



Topo