Aos 31 anos, ninguém diria que o jovem Eduardo Amador já é dono de uma das pizzarias mais bem-sucedidas da Zona Norte. Mas Eduardo, da Pizzaria do Dudu, já lida com pizzas desde muito jovem: já são 18 anos no ramo – tempo maior que muita pizzaria.
A história do empresário começa no Jardim São Paulo, bairro onde nasceu e começou a lidar com as “redondas”: aos 13 anos fazia entregas nas ruas próximas, a pé – em uma época que o delivery não era algo corriqueiro, e eram poucas as empresas que usavam motos para a entrega de pizzas. Como a pizzaria ficava em frente à casa onde morava, o trabalho ficou mais fácil.
De entregador a gerente. Em 13 anos, Eduardo passou por todos os cargos na pizzaria e, com isso, decidiu que abriria um negócio próprio ao entrar na faculdade de administração. “Minha ideia era me formar, ter oportunidades de trabalho em empresa grande. Mas no primeiro ano acabei desistindo dessa meta e tive como objetivo abrir meu negócio, já que estava há muitos anos no ramo”, afirma.
Ao concluir a faculdade – conciliando o trabalho na antiga pizzaria, chegando até a passar por três empresas –, juntou capital e surgiu a oportunidade de dar início à Pizzaria do Dudu, na Água Fria. “As pessoas sempre me conheceram como ‘o Dudu da pizzaria’. Por isso o nome, pensei que a marca teria um peso e associariam com meu nome”, diz o empresário.
Mercado: crise revertida (positivamente) em números
“Quando a crise começou a se apresentar, eu estava fazendo o investimento de abrir minha loja focada só no delivery. Isso me trouxe números – já que antes eu estava na minha capacidade limite. Com o espaço para delivery, a segunda loja eu consegui reverter em números de imediato”, conta Eduardo. Como o segmento de alimentação é um dos últimos a ser afetados pela economia, o setor de pizzaria é mais resistente: um prato relativamente barato, acessível e que cai no paladar da maioria das pessoas.
Com o know-how de atuar no ramo há muito tempo, a pizzaria contará em breve com mais uma unidade, no bairro de Vila Guilherme. O bairro foi escolhido por ampliar o raio de entrega atual. E, quem sabe, expandir ainda mais: franquear o negócio. “Eu não tenho pressa. Eu trabalhei por sete anos para criar meu negócio. O meu conselho [para quem entra no negócio sem conhecê-lo] é se preparar e entender a produção, o que é fazer uma pizza. Não adianta ter estratégia de preço para atrair clientes, se não tiver qualidade. Tem que priorizar e servir o melhor”, avisa.
Sobre a Zona Norte, Eduardo destaca a gastronomia e a proximidade com a Serra, tornando a região uma das melhores da cidade: “Como diz um amigo meu, a Zona Norte é tão boa que até a bússola aponta para o Norte!”.
Dicas
Qualidade: “O que dá o resultado na qualidade do produto é o uso dos ingredientes, e o atendimento. A pizzaria se diferencia na massa e no molho, já que todos tem acesso aos mesmos ingredientes. Por isso a gente prioriza o que há de melhor no mercado.”
Internet: Para se destacar no mercado, Eduardo afirma que os meios de pedido on-line são fundamentais. A Pizzaria do Dudu tem sete canais de venda pela web – de aplicativo próprio, passando pelo iFood e até chat no Facebook. Responsável por boa parte das vendas, o delivery on-line é essencial para quem deseja manter-se nesse ramo.