Polícia Militar promove atividades em entidades filantrópicas

0

::: Ana Cláudia Sacomani

A Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio da Academia do Barro branco, órgão de Ensino Superior da instituição, realizou na sexta-feira (21/8), das 13h às 18h, uma ação solidária.

Aproximadamente, 500 cadetes participaram da ação em prol das instituições que cuidam de crianças carentes, idosos e portadores de paralisia cerebral, entidades e organizações de assistência social, além de realizar confraternização solidária e motivadora com funcionários da própria academia.

Sete instituições foram visitadas, todas localizadas na Capital Paulista, sendo a maioria na Zona Norte. Em cada uma delas, um grupo de 110 alunos desenvolveu uma série de atividades, desde serviços gerais para a manutenção das instalações até ações recreativas, como leitura, atividades lúdicas e práticas desportivas. Na oportunidade, os cadetes distribuíram roupas, acessórios, material escolar, materiais de limpeza e higiene, entre outros. Os recursos destinados à realização do evento ficaram a cargo dos próprios alunos oficiais, não havendo nenhum tipo de ônus para a administração pública.

O objetivo da ação, destinada ao processo ensino-aprendizagem, é formar os futuros oficiais da PM, pois, além de criar no cadete um espírito de doação e contribuição humanitária, gera ainda a aproximação da Polícia Militar com a comunidade, demonstrando cada vez mais que todos estão em busca do mesmo fim, o bem comum.

PIVI

A reportagem do Jornal SP Norte visitou o Projeto de Incentivo à Vida (PIVI), entidade sem fins lucrativos. Fundada em agosto de 1993, a instituição atua na área de assistência social e tem o objetivo de resgatar, promover e formar crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade pessoal e social, que tiveram seus direitos violados ou ameaçados. O PIVI está situado à Rua Capitão João Noronha, 208 – Parque Mandaqui.

A ação teve início com a apresentação dos alunos oficiais que falaram da importância da PM para a população e destacaram o papel fundamental da Polícia militar, no desenvolvimento social das pessoas que vivem na Cidade.

Durante cinco horas, crianças e cadetes se confraternizaram e praticaram diversas atividades, como rapel e pintura. As crianças tiveram ainda a oportunidade de conhecer a rotina da PM. Os policiais convidaram as crianças para subirem em suas motos e tocar as sirenes. Em outra ocasião, elas entraram numa viatura e simularam uma ocorrência.

No final do evento, funcionários da entidade e cadetes serviram um café da tarde que terminou com parabéns e bolo de aniversário.
A próxima ação solidária está prevista para acontecer em outubro, mês das crianças.